Arte na Pré-História: entenda como as obras antigas ainda tem impacto atualmente 591e6w

Das pinturas rupestres até os monumentos dos metais, as expressões culturais da Pré-História fizeram parte da evolução até chegar nos dias de hoje; veja como 3d5rs

Muito antes de inteligências artificiais criarem imagens com apenas um comando ou museus serem preenchidos por obras de artistas do mundo inteiro, havia um importante elemento que permanece presente até hoje: já na Pré-História, a arte era uma das principais formas da expressão humana.

Pinturas rupestres em paredes, registro da arte na Pré-HistóriaPinturas rupestres em paredes e cavernas são alguns registros da arte na Pré-História que podem ser encontrados nos dias atuais – Foto: iStock/Divulgação/its Teens

Por meio de desenhos e esculturas, o homem se comunicava e deixava seus ensinamentos — as gravuras preservam histórias, podem ser encontradas atualmente em cavernas e rochas espalhadas pelos seis continentes e representam registros da cultura e sociedade da época.

A arte na Pré-História 75j20

Com desenhos retratando animais selvagens, rituais de caça e a vida cotidiana dos povos, as manifestações artísticas mais antigas datam de cerca de 40 mil anos atrás.

As características de cada um deles sofrem influência da localização, cultura e período em que foram produzidas, mas, no geral, as pinturas eram feitas com pigmentos de produtos naturais, como ocre e carvão. Já as esculturas eram elaboradas em pedra, osso e marfim.

Muitos destes registros foram criados durante três períodos da Pré-História: o Paleolítico (do surgimento da humanidade até 8.000 a.C), Neolítico (de 8.000 a.C a 5.000 a.C) e a Idade dos Metais (5.000 a.C até 3.500 a.C), ando por transformações conforme novas técnicas e formas de produções surgiam.

Cada período, um traço diferente 1b2m6d

Ao longo dos anos, a arte é um reflexo de como o ser humano se relaciona com o mundo ao seu redor, evoluindo de acordo com as mudanças culturais, sociais e tecnológicas na fase em que está inserida — com novos traços, a expressão da identidade do povo também ganhava uma nova característica.

Período Paleolítico 5t5i37

O maior destaque dessa época foram as pinturas rupestres — as gravuras desenhadas nas paredes das cavernas. Especialistas acreditam que essas pinturas surgiram em grupos de humanos que já tinham o controle do fogo e também o a ferramentas que eram produzidas por meio de pedras.

A maioria das artes apresentava o homem no meio de animais, representando a caça. Historiadores acreditam que para realizar a arte rupestre eram utilizados materiais como terra, carvão, sangue, flores, entre outros.

Atualmente é possível encontrar algumas dessas artes na Caverna de Chauvet e Lascaux, na França, mas também estão presentes em outros locais, como Espanha, Austrália, Argentina e até mesmo Brasil. Em terras brasileiras, é possível observar de perto a arte rupestre na Serra de Capivara, no Piauí.

Arte no Período Neolítico 86u6

Stonehenge, na Inglaterra, durante pôr do sol As obras em pedra, conhecidas como Stonehenge, da Inglaterra são exemplos de expressões feitas na Pré-História – Foto: iStock/Divulgação/its Teens

Com os avanços começando a acontecer por meio do domínio das técnicas agrícolas e também domesticação dos animais, nesse cenário os homens perceberam a necessidade de desenvolver novas ferramentas.

Um dos grandes avanços do Período Neolítico foi o da construção, uma vez que o homem foi aos poucos desenvolvendo habilidades arquitetônicas, refletindo na construção de monumentos feitos por grandes rochas.

Exemplo disso é a estrutura conhecida como Stonehenge, podem ser encontradas na Inglaterra, em Portugal há também um monumento semelhante, o Cromeleque dos Almendres.

Idade dos Metais 112e3c

A arte na Idade dos Metais caracteriza-se, principalmente, pela produção de utensílios, armas de guerra, enfeites e objetos de uso cotidiano, como espadas, lanças, máscaras e facas, entre outros. Esse período foi de tantas transformações que precisou ter uma subdivisão para caracterizar a evolução, olha só:

Idade do Cobre (3.300 a.C – 2.200 a.C): com ferramentas feitas de cobre, a arte era expressada por meio da cerâmica decorada, pinturas em cavernas e pequenas esculturas, representando as vidas cotidianas.

Idade do Bronze (2.200 a.C – 800 a.C): a descoberta da liga de bronze (uma mistura de cobre e estanho) permitiu que as ferramentas fossem mais duráveis. Essa metalurgia mais avançada proporcionou a produção de estátuas e utensílios de rituais. A arte era associada a práticas religiosas.

Idade do Ferro (800 a.C – 1 d.C): o ferro marcou o final da Idade dos Metais. Iniciou-se a produção em massa do material, possibilitando ferramentas mais íveis para práticas agrícolas e industriais. A arte continuou se desenvolvendo, com a produção de objetos decorativos e cerimoniais.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de ville e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Revista its teens 3n2i1u

Revista its teens

Fórum Undime 2025: educação integral em debate na capital catarinense 4w3h11

O evento traz o tema "Gestão Participativa na Educação”, visando fortalecer a gestão educacional e p ...

Revista its teens

Florianópolis abre quatro mil vagas para o primeiro ano no Ensino Fundamental 5a1wl

As inscrições ocorrem entre os dias 23 e 25 de outubro com duas etapas de validação para matrícula d ...

Revista its teens

Inscrições abertas para a Olimpíada de Física do Ensino Fundamental 2024 6c4g67

Estudantes do 8º e 9º ano têm até 12 de setembro para se inscrever em uma das principais competições ...

Revista its teens

IA na educação: como trabalhar a inteligência artificial em sala de aula? Especialista dá dicas 306v5q

Jornalista, educador, escritor e mestre em Inteligência Artificial e Ética, Alexandre Sayad, apresen ...