Estar ao ar livre, visitar lagos, alimentar os peixes e os pássaros pode parecer uma ideia para aproveitar um fim de semana em contato com a natureza. Para os alunos da Escola Municipal Professora Isabel Silveira Machado, de ville, essa é uma atividade comum nos dias letivos.

A interação das crianças com os animais e o meio ambiente pode servir como uma ferramenta pedagógica para trabalhar o senso de responsabilidade e desenvolver hábitos que contribuem para o bem de todos os seres vivos do planeta.
Aproveitando o ambiente escolar, a professora Viviane Roberta dos Santos Camilo levou os alunos do quarto ano do Ensino Fundamental para alimentar os peixes que ficam no lago artificial da unidade. A turma do segundo ano também participa das atividades, alimentando os pássaros silvestres que visitam o local.
A ideia surgiu após a realização de um trabalho sobre adoção responsável de animais, em que a turma organizou um cronograma para que as crianças com pets em casa assumissem o compromisso de alimentar, hidratar e fazer a limpeza de seus bichinhos.
Como nem todos os estudantes tinham animais de estimação, a professora sugeriu que eles fizessem essa atividade com os peixes da escola.
No cronograma, os alunos do quarto ano ficaram com a parte de alimentar os peixes toda segunda, quarta e sexta-feira, três vezes na semana. Para isso, foi feita uma tabela com as duplas responsáveis por cada dia. Os estudantes também acompanham e aprendem com os adultos quando é feita a limpeza do local.
Já a alimentação dos arinhos ficou sob responsabilidade da turma do segundo ano, até por serem aves silvestres, os animais não ficam presos na escola e a flexibilidade é maior.
Como resultado dessa atividade, a professora percebeu o desenvolvimento do senso de responsabilidade dos alunos, que já sabem os dias e a quantidade de ração necessária para cada animal.
Além da consciência do compromisso, as crianças também criaram afeto com os bichinhos e se preocupam com o bem-estar deles, ficando até receosos pensando que deixariam os peixes sem comida durante as férias escolares. Também cuidam com o local do lago, para que outros alunos não joguem pedra que possam atingir os peixes, e o cuidado com o descarte errado do lixo.
Para a professora, incentivar o contato com a natureza, além de reduzir a ansiedade, também é essencial para conscientizar sobre ações que ajudam o meio ambiente. “Essas experiências são importantíssimas para atrair a atenção e instigar os alunos a buscarem mais informações sobre como cuidar do lago, dos peixes e pássaros”, declara Viviane.