Você já deve ter percebido que todos mudamos um pouco de vez em quando. Do corte de cabelo ao que vestimos todas as manhãs, do gosto musical às matérias da escola que mais nos atraem. E são as mudanças que acompanham a adolescência que chegam com tudo na vida de Riley, em “Divertida Mente 2”, o novo filme da Disney e da Pixar, que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (20).

Agora com 13 anos, a garota desembarca no Ensino Médio e se prepara para um acampamento de hóquei, o que traz desafios inéditos, como se enturmar. As cinco personificações de emoções que já conhecíamos — Alegria, Tristeza, Medo, Nojinho e Raiva — terão outras companhias!
O que teremos em “Divertida Mente 2”? 45dk
Após a adaptação de Riley à mudança de cidade, as cinco emoções que integram sua central de controle estão empolgadas com a etapa que está por vir. É aí que toca um alarme e um novo grupo de personagens a a dividir o espaço.
Emoções à flor da pele 625x3j
A continuação vem com uma jornada ainda mais profunda pela mente de Riley, ando por lugares como o “Abismo do sarcasmo” e o “Sistema de crenças”. E mais: veremos o que acontece quando as emoções são reprimidas.
Para o diretor Kelsey Mann, tudo vai ser “maior e mais explosivo” em “Divertida Mente 2”, principalmente a turbulenta puberdade. A meta, segundo ele, é permitir que adolescentes exercitem ainda mais a autorreflexão e o amor próprio.
Não haveria mudança se não tivéssemos a chegada de quatro emoções. A ideia original era que fossem nove, mas algumas ficaram no percurso. Conheça cada uma das novas personagens!
Ansiedade 5h1x5l

É ela que assume o controle da central de comando e lidera a nova trupe, preparando Riley para as consequências negativas e atuando como um combo de esgotamento e entusiasmo.
Inveja t2h3c

De aparência fofa e pouco ameaçadora, ela sabe muito bem o que quer e não esconde o ciúme que cultiva por tudo que os outros têm.
Tédio 7732v

Ela parece pouco se importar com o que ocorre ao redor, sempre entediada e sem energia. A apatia toma conta dessa emoção, que gosta de ficar no celular e revirar os olhos.
Vergonha 24215j

Ele adora ar despercebido, sem chamar a atenção, o que acaba sendo difícil para um cara gigante. A timidez faz com que ele se sinta constrangido com facilidade e queira se esconder.
Trailer de sucesso 91n6
A espera por “Divertida Mente 2” é tão grande que a primeira espiadinha no longa bateu o recorde como o trailer de uma animação da Disney mais assistido no lançamento, com 157 milhões de visualizações em 24 horas. O recorde anterior era de “Frozen 2”, de 2019, com 116,4 milhões.
Ativando a memória: 3 coisas que você precisa lembrar de “Divertida Mente” 1j24o
1. As emoções coexistem 5zu3l
Cada emoção tem a sua importância, até mesmo as que parecem desnecessárias. A coexistência delas ajuda a manter o equilíbrio e o olhar apurado para o mundo.
2. Personalidade própria w3s2h
As construções imaginárias chamadas de ilhas de personalidade representam o que somos e mais valorizamos. No caso da Riley de 11 anos, havia as ilhas da família, amizade, honestidade, bobeira e hóquei.
3. As mais fundamentais 2q1b18
Os momentos memoráveis e mais tocantes da vida se transformam em memórias base. São aquelas valiosíssimas, que têm o poder de resgatar sensações do ado.
Mudar parece assustador? n2t10

Nem todos os amigos do seu círculo seguirão ao seu redor para sempre. É capaz de a sua banda favorita sair das suas playlists. Aquele lugar que você adora frequentar pode deixar de ser o cenário dos rolês. E tudo isso faz parte!
À medida que os anos am, seus gostos vão mudando e você vai optar pelo que faz sentido no momento. Isso pode parecer assustador, mas é melhor do que seguir estagnado, só por medo de enfrentar o desconhecido.
Assim como Riley faz no primeiro filme, é importante conversar com os amigos e a família sobre medos, frustrações, desejos e conquistas. Externar o que se a na sua cabeça é uma boa forma de interpretar o que cada está rolando na sua central de comando.
Só assim você ficará confortável para encarar as mudanças, conhecer novas pessoas, saborear novas comidas, assistir novos filmes e abraçar o ineditismo das experiências.
Evolução natural 574c2q
Apesar de se ar apenas dois anos depois, “Divertida Mente 2” levou quase uma década para sair do papel. E é aí que está a questão: não adianta apressar esses processos. A chave é deixar as coisas evoluírem e refletir sobre isso.
Isso acontece também com os personagens da ficção, que amadurecem e desenvolvem novas características entre um filme e outro. Confira alguns casos no universo da Pixar:
Woody 1u4v6p
“Toy Story” (1995)
Quando conhecemos o cowboy de brinquedo, ele se mostra extremamente ciumento em relação ao seu dono, Andy. Mas a cada filme foi se tornando um amigo mais leal e aceitando novos brinquedos no pedaço.
Mike e Sulley w1b
“Monstros S.A.” (2001)
Assistindo a prequel, “Universidade Monstros”, é que percebemos o quanto essa dupla já havia amadurecido. O tempo permitiu que ambos aprendessem a trabalhar em equipe, valorizando as habilidades um do outro. Já na série “Monstros no Trabalho” vemos a recompensa, com Mike e Sulley no comando da empresa.
Marlin h1u46
“Procurando Nemo” (2003)
O trauma no começo do filme fez com que Marlin se tornasse um pai superprotetor. Quando o vemos novamente, em “Procurando Dory”, nos deparamos com um peixe-palhaço capaz de confiar no filho e deixá-lo explorar o oceano.