É difícil conhecer uma pessoa que ainda não saiba o que é um podcast, certo? Nos últimos anos, o formato é um dos mais procurados, registrando os e views em diversas plataformas. Mas você já pensou como seria participar de um podcast escolar?

Na Escola Básica Municipal (EBM) Henrique Veras, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, o PodVeras tem sido uma oportunidade para trocar experiências e reflexões sobre assuntos transversais, ou seja, temas que vão além de um único componente curricular.
A iniciativa na unidade é da auxiliar de ensino Franciny Vieira de Oliveira. Com as idas de uma sala para a outra e a convivência com as turmas do sexto ao nono ano, o pontapé foi o racismo.
Para promover o debate de forma atemporal, com uma perspectiva diferente, a proposta foi inovadora: fazer a análise literária do álbum do Racionais MC’s “Sobrevivendo no Inferno”.
Antes de escutar as melodias, o primeiro o foi o incentivo à busca de informação. “Quando você faz a pesquisa, deixa o estudante mais interessado e ele se torna o autor do conhecimento”, pontua a educadora.
No início, o foco não era desenvolver um podcast escolar, mas incentivar o debate e o entendimento dos fatores sociais e culturais que estão envolvidos no racismo. Entretanto, com as informações e a análise das músicas, a ideia de ter um produto final surgiu de Eduardo Veronez, 15, estudante do nono ano do Ensino Fundamental.
“Eu dei duas opções: PodVeras ou Henrique Cast, mas o pessoal disse que PodVeras era melhor”, fala o jovem, que tem interesse em temas jornalísticos, política e economia.
A aproximação com o assunto e a familiaridade com as canções fizeram a diferença. “Achei muito legal a gente fazer, é um assunto que eu gosto. Sou de São Paulo e escuto bastante Racionais MC’s.
Eu acho muito legal essa parte do podcast em que podemos dar a nossa opinião”, declara Samuel Batista Siqueira, 14, também estudante do nono ano.
O roteiro e a gravação do áudio foi feita com toda a turma. Após a construção do texto e a definição dos locutores, feita pelos próprios adolescentes, o material foi coletado no celular da professora, dentro da sala de aula. O momento preferido foi a hora de escutar o podcast – e os estudantes já estão preparados para o próximo!
A experiência já é realidade em nove unidades da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Com abordagens variadas, cada grupo define o conteúdo e o aprofundamento— no podcast escolar ou na rádio.
Muito mais do que a fala 4i404p
A produção é uma oportunidade de desenvolvimento, trabalhando habilidades e o aprimoramento daquilo que é produzido na escola. Para a auxiliar de ensino Franciny Vieira de Oliveira, o cuidado com a concordância é uma das questões abordadas, mas o ganho vai além.
“A leitura, a interpretação, a inferência, a questão da habilidade da fala, das gírias e plural das palavras”, diz a educadora, que destaca as habilidades desenvolvidas nos estudantes com o projeto.
A convivência e a discussão de temas transversais são primordiais para incentivar a participação e o envolvimento dos jovens, fazendo do ambiente o local ideal para sugerir pautas e questionar pensamentos.
A tecnologia como aliada 202948
Há tempos, a tecnologia deixou de ser uma inimiga da educação. Com projetos que unem as inovações e a prática pedagógica, o ato de aprender ou a ter um gosto diferente, um sentido.
“Quando a gente fica no ‘cuspe e giz’, que a gente falava antigamente, falar e escrever não é significativo, ninguém se envolve”, acredita Franciny.
Para o diretor da unidade, Cesar Jungblut, toda prática nova é bem-vinda. “Criticam muito o celular na escola, mas nesse caso ela usou o celular para fazer uma coisa positiva.”
“Diário de um Detento” 6x4318
“Aqui estou mais um dia, sob o olhar sanguinário do vigia.” Seja pelo toque característico ou pelo início emblemático, “Diário de um Detento” ficou marcada na memória e na história da música brasileira.
Isso porque o clipe, com duração de oito minutos, foi inspirado no massacre do Carandiru — a produção foi feita dentro do antigo presídio. O vídeo também recebeu o prêmio de melhor clipe na premiação Video Music Brasil (MTV).
Com uma voz marcante e o posicionamento sobre violência, desigualdade e racismo, o álbum teve milhares de cópias vendidas. São 12 trilhas compostas por Mano Brown, Edi Rock e Ice Blue, das quais “Capítulo 4, Versículo 3” e “Mágico de Oz” são outros clássicos.
Em 2020, o álbum ou a ser obra obrigatória no vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Próximos episódios 6we21
Depois da primeira experiência, não faltam assuntos para os próximos meses. Quando o assunto é podcast escolar, a turma já está envolvida em duas produções: uma sobre a Copa do Mundo de futebol masculino no Catar e outra sobre a trajetória de Martin Luther King — em inglês. Problemas da atualidade, como a dengue e a varíola dos macacos, despertam a atenção dos estudantes.
Podcast escolar: 9 produções para ouvir e acompanhar 2o1d4v
Além do PodVeras, existem outras produções que também abordam o universo escolar e os temas de interesse dos estudantes. Confira nove sugestões:
- Podcast Batalha de Ideias – EBM Albertina Madalena Dias;
- Podcast EBM Beatriz de Souza Brito – EBM Beatriz de Souza Brito;
- Podcast Educa Floripa – com o secretário municipal de educação, Maurício Fernandes Pereira;
- Podcast da Escola do Futuro – EBM Tapera;
- Rádio APA – EBM Antônio Paschoal Apóstolo;
- Rádio Carvalhal – EBM Almirante Carvalhal;
- Rádio Escola – EBM Mâncio Costa;
- Rádio Nova Geração – EBM Batista Pereira;
- Rádio Planeta Jovem – EBM José do Valle Pereira.