Despertar o interesse das crianças pela leitura se tornou um desafio na era digital. Por meio da contação de histórias e do teatro imersivo, o projeto “Fábrica de Leitores” busca transformar a educação nas escolas públicas de Santa Catarina.

A Fábrica de Leitores é destinada a alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A iniciativa leva arte e educação de forma gratuita até agosto.
As aventuras literárias devem ar por diversas escolas da rede pública estadual, nas cidades de São José, Nova Veneza, Florianópolis, ville, Barra Velha, São Francisco do Sul, Massaranduba, Guaramirim, Luiz Alves, Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes.

“A Fábrica de Leitores não é só um projeto educacional. É uma chance de fazer a diferença na comunidade. Ao alcançar crianças do ensino fundamental, queremos ajudar no desenvolvimento delas, preparando-as para um futuro cheio de aprendizado e crescimento pessoal”, declara Tailor Morais, coordenador da proposta.
O projeto já tem planos de expandir para outros estados como São Paulo e Ceará. O objetivo da Fábrica de Leitores é que os alunos não só assistam às apresentações, mas também criem e participem ativamente, se tornando protagonistas da narrativa.
Fábrica de Leitores aposta no teatro imersivo 431b73
Seguindo a metodologia “Aventuras da Aprendizagem”, idealizada pela Platô Cultural, o projeto mistura teatro, literatura e pedagogia, além de fazer as histórias ganharem vida.

A experiência interativa estimula a criatividade, o pensamento crítico e a expressão pessoal dos alunos, tornando a aprendizagem uma aventura instigante.
“Nossa intenção é provocar nos alunos a sensação de que o mundo à sua volta é mágico, lúdico e principalmente participativo. É um mundo onde é possível imaginar outras possibilidades e narrativas e que, portanto, pode ser transformado”, explica Francine Kliemann, diretora geral e artística do projeto.

A Fábrica de Leitores é realizada por meio do PIC (Programa de Incentivo à Cultura) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura.
O projeto ainda conta com o incentivo da Celesc, Havan e Bistek e tem como co-incentivadores a Metalúrgica Spillere e Lunelli. A realização é da Marte Cultural, com a idealização da experiência da Platô Cultural.
Acompanhe a agenda do projeto 182x4y
Fábrica de Leitores | Marte Cultural
- Quando: abril a agosto de 2024
- Onde: Escolas da rede pública de Santa Catarina. Cidades: São José, Nova Veneza, Florianópolis, ville, Barra Velha, São Francisco do Sul, Massaranduba, Guaramirim, Luiz Alves, Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes.
- Quanto: gratuito
- Mais informações: www.fabricadeleitores.art.br