Greve na UFSC: professores decidem neste sábado se vão aderir n613z

A votação iniciou na quarta-feira (3) e os professores da UFSC têm até as 18h deste sábado para aprovar ou não a greve i1s44

Os professores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) decidem, neste fim de semana, se aderem ou não à greve nacional da categoria. A votação online foi aberta na quarta-feira (3) e vai até as 18h deste sábado (6).

Reitoria da UFSCOs servidores da UFSC estão em greve desde 11 de março, primeiro dia de aula da graduação – Foto: UFSC/Divulgação/ND

Caso os docentes da UFSC decidam entrar em greve, as atividades param no dia 15 de abril por tempo indeterminado. O movimento nacional reivindica a recomposição salarial e a reestruturação da carreira.

Os professores somaram à paralisação de 24 horas na quarta-feira e algumas aulas foram suspensas na universidade. Uma assembleia realizada pela Apufsc-Sindical (Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina) discutiu a mobilização.

Assembleia da Apufsc-Sindical discute adesão à greveOs professores exigem a recomposição do orçamento das universidades e por melhores condições de trabalho. – Foto: Divulgação/Apufsc-Sindical

O sindicato argumenta que a categoria acumula cerca de 35% de defasagem nos salários. Ainda assim, o Governo Federal manteve a proposta de reajuste zero para 2024.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos convocou a oitava reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente para 10 de abril. No dia 11, as entidades sindicais também se reúnem com o Ministério da Educação.

Servidores e professores do IFSC aderiram à greveServidores do IFSC já aprovaram a adesão à greve a partir de 8 de abril – Foto: Cassiano Oliveira/Divulgação

A greve nacional de 15 de abril mobiliza professores de universidades federais, institutos federais e Cefets (Centros Federais de Educação Tecnológica).

Além das demandas de reestruturação da carreira, os trabalhadores se manifestam pela recomposição orçamentária das universidades e por melhores condições de trabalho.

Professores e servidores do IFSC já aprovaram a greve 4v1g1o

No IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), os professores e servidores entram em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 8 de abril.

Professores e servidores do IFSC aderiram à greveO Sinasefe representa os docentes e servidores técnico-istrativos em educação do IFSC – Foto: Divulgação IFSC/Reprodução/ND

A decisão foi tomada em votação na quarta-feira, durante uma assembleia do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).

Os servidores técnico-istrativos em educação da UFSC estão em greve desde 11 de março, quando começou o ano letivo da graduação. A categoria protesta contra a falta de propostas do governo federal para a reestruturação da carreira e recomposição salarial.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Educação 1pl4b

Educação

Inscrições do Enem 2025 têm mudanças e volta da conclusão do Ensino Médio; entenda como ficam 6h1c1p

Mudanças foram anunciadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, através das redes sociais; novi ...

Educação

Harvard ganha de Trump na Justiça e processa governo dos EUA por matrícula de estrangeiros 6pm2j

A decisão da Justiça não resolve permanentemente a questão, mas permite que Harvard continue matricu ...

Educação

UFSC Blumenau lança edital para aquisição de novo imóvel e unificação de campus 21576v

Medida visa beneficiar comunidade acadêmica e servidores; UFSC Blumenau tem unidades istrativas ...

Educação

MPF aciona Justiça por falha em Enem e pede reaplicação de prova antes da próxima edição em SC 5sw6f

Ministério Público Federal apontou prejuízo aos candidatos da prova e cobrou que o Inep refaça a pro ...