Moradora de Maravilha toma posse como Jovem Senadora em Brasília 5g332i

A catarinense está entre os 27 estudantes selecionados de todos os estados brasileiros. O programa faz a seleção a partir de redações escritas pelos alunos 256v5d

A estudante Gabriela Beduschi Guadagnin assumiu o cargo de Jovem Senadora, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (27). Ela está no 2ª ano do Ensino Médio da EEB João XXIII, de Maravilha, no Oeste de Santa Catarina. Além dela, outros 27 estudantes participaram da sessão e até a sexta-feira (01), eles devem participar, junto de seus professores, da Semana de Vivência Legislativa.

A estudante Gabriela Beduschi Guadagnin foi com a professora de Língua Portuguesa, Juliana Centenaro. – Foto: Rodrigo Viana/Agência Senado/NDA estudante Gabriela Beduschi Guadagnin foi com a professora de Língua Portuguesa, Juliana Centenaro. – Foto: Rodrigo Viana/Agência Senado/ND

Gabriela participou da sessão especial promovida pelo Senado, junto com ela estava a professora de Língua Portuguesa, Juliana Centenaro, e a coordenadora do Programa na Secretaria de Estado da Educação, Olires Marcondes.

Durante o evento, os jovens senadores e senadoras elaboram proposições que podem ser aceitas como Projetos de Lei pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. Desde o início do Projeto, já foram apresentadas 54 proposições, destas 40 foram aceitas como projetos de Lei do Senado e duas como Proposta de Emenda à Constituição.

Até a sexta-feira (01), os estudantes devem participar, junto de seus professores, da Semana de Vivência Legislativa. – Foto: Rodrigo Viana/Agência Senado/NDAté a sexta-feira (01), os estudantes devem participar, junto de seus professores, da Semana de Vivência Legislativa. – Foto: Rodrigo Viana/Agência Senado/ND

Gabriela falou que se sente grata pela oportunidade. “Qualquer jovem com senso social almeja que sua própria voz, que também é a visão de milhares, possa ser escutada e levada a sério, só precisamos ser ouvidos e compreendidos para que comecemos a mudar nossa realidade, desestruturando preconceitos e problemas que afetem diretamente a atual realidade e nossa comunidade”.

A aluna é atuante na comunidade escolar, atualmente é coordenadora do departamento social do Grêmio Estudantil da unidade. Ela é representante titular dos estudantes no NEPRE (Núcleo de Educação e Prevenção) e FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

A professora Juliana destaca que “é muito bom ser reconhecido pelo nosso trabalho como professor. Esse programa é uma oportunidade dos estudantes  vivenciarem e conhecerem a estrutura do Poder Legislativo Brasileiro e, assim, ter uma vida ativa e consciente como jovens cidadãos”.

Após a cerimônia, os 27 estudantes elegeram os integrantes da Mesa Diretora do Jovem Senador 2022. O grupo terá como presidente a aluna Quéren Hapuque de Araújo Lima, do Amapá, e como vice-presidente, Gabriel Cezar Luiz Rigolin, do Paraná. Também foram eleitos como primeiro e segundo secretários os estudantes Erick Gabriel Ferreira Cordeiro da Silva, da Paraíba, e Francisco Davi da Silva, do Ceará.

A catarinense está entre os 27 estudantes selecionados de todos os estados brasileiros. – Foto: Rodrigo Viana/Agência Senado/NDA catarinense está entre os 27 estudantes selecionados de todos os estados brasileiros. – Foto: Rodrigo Viana/Agência Senado/ND

Redações 5p1957

Todo ano, o programa de jovens senadores seleciona 27 alunos do Ensino Médio para arem uma semana em Brasília e ver de perto o trabalho desenvolvido pelos senadores.

A seleção dos estudantes é feita por meio de um concurso de redação. Neste ano, o tema da redação foi “200 Anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

Além da viagem, com agem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção incluídos, cada Jovem Senador ganha um notebook como prêmio. Os professores orientadores das redações escolhidas acompanham os estudantes e também são premiados com notebooks.

O Programa 22129

O Programa Jovem Senador foi criado em 2010, e ficou suspenso nos dois últimos anos por conta da pandemia de Covid-19. Os estudantes participam de reuniões preparatórias e comissões temáticas, debatem e elaboram sugestões de projetos de lei. Também visitam as dependências do Congresso Nacional, a Catedral e o Palácio do Planalto, entre outras programações.

A seleção 4t440

Foram 102 escolas de Santa Catarina inscritas e 36 redações, as quais foram selecionadas pela Coordenadoria Regional de Educação. A partir disso, por meio de uma comissão, as três melhores foram encaminhadas ao Senado Federal.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Educação 1pl4b

Educação

Alunos de Pomerode ‘miram no céu’ por vaga em Mostra Brasileira de Foguetes 52y2f

Equipes que alcançarem as maiores distâncias garantem vaga na etapa nacional, que será realizada no ...

Enem 2025

Enem 2025: inscrições começam dia 26 de maio; confira datas e regras do exame 716h5b

Enem 2025 terá retomada da certificação do ensino médio

Educação

Inscrições do Enem 2025 têm mudanças e volta da conclusão do Ensino Médio; entenda como ficam 6h1c1p

Mudanças foram anunciadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, através das redes sociais; novi ...

Educação

Harvard ganha de Trump na Justiça e processa governo dos EUA por matrícula de estrangeiros 6pm2j

A decisão da Justiça não resolve permanentemente a questão, mas permite que Harvard continue matricu ...