No Colégio Tradição, o aluno é protagonista no processo de aprendizagem 6z2b11

Com o slogan "Um Bom Lugar para Crescer", a instituição de ensino oferece um ambiente educacional acolhedor e propício ao desenvolvimento integral dos alunos, da educação infantil ao ensino médio 5a3k3g

No Colégio Tradição, o aluno é protagonista no processo de aprendizagemA infraestrutura do Colégio Tradição é uma fusão de segurança, ibilidade e sustentabilidade – Foto: Colégio Tradição/Divulgação

O Colégio Tradição, instituição de ensino com quase cinco décadas de atuação em Florianópolis, é reconhecido por sua metodologia pedagógica inovadora e abrangente. Fundado em 1976 e com raízes profundamente familiares, o colégio segue o slogan “Um Bom Lugar para Crescer”, que reflete o seu compromisso com um ambiente educacional acolhedor e propício ao desenvolvimento integral dos alunos.

No centro da metodologia sociointeracionista está a ideia de que o desenvolvimento intelectual do indivíduo não pode ser compreendido sem referência ao contexto social e cultural em que está inserido. O papel da linguagem é central, pois é por meio dela que ocorre a maior parte das interações sociais cruciais para o aprendizado. A linguagem permite que o indivíduo internalize o conhecimento e as habilidades que primeiro são experimentados em um contexto compartilhado.

Essa metodologia incentiva a participação e a colaboração. Trabalha em sala de aula valores como o respeito pela bagagem histórica do aluno, além de incentivar a criança a se manifestar, participar e ser ativa no seu meio social. Dessa forma, é possível fazer com que seus valores sejam respeitados também por outros.

Da educação Infantil ao ensino médio, o processo pode ajudar a envolver e a formar alunos com competências diversas, dentre elas a curiosidade, a habilidade de trabalhar em grupo, a experimentação e a autonomia.

O professor atua como um mediador ativo no processo de ensino-aprendizagem, e não apenas um detentor do conhecimento. “Aqui, o aluno tem a oportunidade de trocar experiências, mostrar as suas histórias e é motivado a participar de forma ativa da busca pelo conhecimento”, destaca a orientadora educacional do Tradição, Elis Silva.

Para atender todas as necessidades dos estudantes e acompanhar a evolução da sociedade e do ensino, os professores do Tradição também estão em um processo contínuo de qualificação e treinamento, esclarece Elis.

Parceria com Sistema Positivo de Ensino v3z6j

A aliança de 36 anos com o Sistema Positivo de Ensino, referência no Brasil, fornece aos alunos material didático completo e atualizado, o que, aliado ao corpo docente em constante aperfeiçoamento, garante uma educação alinhada com as mais recentes metodologias de ensino.

Uma das ferramentas utilizadas para impulsionar esse processo de aprendizagem no colégio é a Positivo On, plataforma virtual de aprendizagem do Sistema Positivo de Ensino. A solução chega para os alunos acompanhada de trilhas de aprendizagem, atividades e avaliações. “É uma ferramenta que potencializa o engajamento do aluno em sua rotina escolar, visando seu protagonismo no processo de aprendizagem”, esclarece a orientadora educacional.

Com turmas limitadas a 25 alunos, da educação infantil ao ensino médio, o Colégio Tradição assegura atenção individualizada e um acompanhamento pedagógico contínuo, o que se traduz em um ensino personalizado e atento às necessidades de cada estudante.

Segurança é prioridade 24682k

O Colégio Tradição é reconhecido por sua metodologia pedagógica inovadora e abrangente – Foto: Colégio Tradição/DivulgaçãoO Colégio Tradição é reconhecido por sua metodologia pedagógica inovadora e abrangente – Foto: Colégio Tradição/Divulgação

O Colégio Tradição prioriza a segurança e o bem-estar de seus alunos, estabelecendo um protocolo de resposta eficiente para emergências médicas, que inclui a capacitação anual de seus professores e equipe em primeiros socorros.

Essa formação assegura que a equipe esteja preparada para agir prontamente e de maneira adequada diante de qualquer situação de emergência, oferecendo os cuidados imediatos necessários até que o atendimento especializado seja disponibilizado. Com esse compromisso, o colégio garante um ambiente educacional não só instrutivo, mas também seguro e protetor, onde pais e alunos podem ter a tranquilidade de que a saúde e a segurança são tratadas com a máxima seriedade.

A infraestrutura do colégio é uma fusão de segurança, ibilidade e sustentabilidade. Com câmeras de monitoramento, instalações adaptadas para ibilidade e uma política de sustentabilidade ativa, o Colégio Tradição assegura um espaço seguro e propício ao aprendizado moderno e consciente.

Nutrição é parte integral do desenvolvimento e bem-estar 1m1i5f

No Colégio Tradição, a nutrição dos alunos é vista como parte integral de seu desenvolvimento e bem-estar. Consciente da importância de uma alimentação balanceada e saudável, o colégio implementa campanhas educativas que promovem hábitos alimentares benéficos entre os estudantes. Essas iniciativas visam conscientizar não apenas os alunos, mas também suas famílias, sobre a seleção de alimentos nutritivos e o impacto da alimentação na saúde e no aprendizado.

A cantina do Tradição é um reflexo direto dessa preocupação com a alimentação saudável. Em conformidade com as regulamentações da vigilância sanitária, a cantina oferece um cardápio cuidadosamente selecionado que exclui produtos ultraprocessados e privilegia alimentos frescos e naturais.  “Em nossas propostas pedagógicas, trabalhadas no dia a dia do colégio, incentivamos o consumo de frutas”, exemplifica Elis Silva.

Desenvolvimento de competências 5x4v1b

No Colégio Tradição, o aluno é protagonista no processo de aprendizagem – Foto: Colégio Tradição/DivulgaçãoNo Colégio Tradição, o aluno é protagonista no processo de aprendizagem – Foto: Colégio Tradição/Divulgação

A educação no Colégio Tradição estende-se além das salas de aula, com atividades extracurriculares como ballet jazz, hip hop, karatê e futsal, que promovem a saúde, a socialização e o desenvolvimento de talentos. Ex-alunos como o tricampeão mundial de Karatê, Douglas Brose, são testemunhas do poder do incentivo ao esporte e ao talento desde cedo.

O tricampeão mundial de Karatê, Douglas Brose, é um exemplo dos resultados do incentivo ao esporte e ao talento recebido desde cedo. Ele estudou e iniciou o Karatê no Colégio Tradição, se manteve na modalidade e hoje é um atleta reconhecido internacionalmente. O Tradição, inclusive, fundou e mantém a Associação Tradição de Karatê-Do há 29 anos.

Compromisso com a comunidade 6j3jt

Com turmas limitadas a 25 alunos, o Colégio Tradição assegura atenção individualizada e um acompanhamento pedagógico contínuo – Foto: Colégio Tradição/DivulgaçãoCom turmas limitadas a 25 alunos, o Colégio Tradição assegura atenção individualizada e um acompanhamento pedagógico contínuo – Foto: Colégio Tradição/Divulgação

O Colégio Tradição não se limita à formação acadêmica e se destaca por seu envolvimento em iniciativas de solidariedade e responsabilidade social, fortalecendo o vínculo com a comunidade local e incentivando o espírito de cidadania entre os alunos.

Ao longo dos anos, a instituição de ensino acumulou um impressionante histórico de realizações e reconhecimentos que destacam seu compromisso com a excelência educacional e a responsabilidade social.

Um dos marcos dessa trajetória foi a conquista do Prêmio Qualidade de Vida da FEEC, pelo desenvolvimento do Projeto Dom Quixote,  referente à preservação das águas e mananciais.

Além disso, a instituição recebeu o Prêmio Unesco pelo seu Projeto Peteca, que se dedica à prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e ao combate ao uso de drogas nos colégios.

A participação anual no Concurso Cartaz da Paz, promovido pelo Lions Clube, também trouxe inúmeras premiações em nível estadual para a instituição de ensino. A responsabilidade social é outro pilar fundamental do Colégio Tradição, como evidenciado pelo Prêmio Escola Solidária, concedido pelo Instituto Faça Parte.

O Colégio Tradição foi também a primeira instituição inclusiva de apoio e fundou a AAMABAS (Associação de Atendimento e Integração à Criança Deficiente Visual Manuella Bastos Silva), uma iniciativa criada pela própria instituição. “Isso reflete nosso compromisso com a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os alunos”, finaliza Elis Silva.

+

Educar i5y6y

Educar

Estudantes do Dom Jaime conquistam posições de destaque nas principais universidades de SC 5a5q4r

Ao todo, 42 vestibulandos alcançaram importantes vagas nas instituições de ensino da Capital e regiã ...

Educar

Colégio São José promove 2º Festival Literário em Itajaí 2zf3v

Programação inclui oficinas, shows, bate-papo e contação de histórias. O ingresso para a entrada do ...

Educar

Colégio Dom Jaime: educação integral para formar cidadãos para a vida w1c50

Na instituição de ensino, que há 36 anos oferece uma educação de excelência em São José, os alunos s ...

Educar

Inovação e excelência na educação: Colégio Satc implanta sistema de ensino Bernoulli em 2024 3g5k5k

No novo ano letivo, os estudantes terão o a material didático interativo, incorporando experiên ...