As fake news podem surgir em qualquer rede social, mas o TikTok virou um grande alvo desse ime com seu crescimento recente e facilidade de compartilhamento em outras plataformas. Atualmente, é a quinta maior rede social do mundo, atrás de Facebook, YouTube, WhatsApp e Instagram.

A plataforma também é bastante visada por ser uma empresa chinesa em meio a um mercado dominado por americanas, o que aumenta a responsabilidade de andar na linha para não dar margens para a concorrência questionar seus métodos.
Empresários da companhia já foram chamados para depor diante de senadores dos Estados Unidos sobre espionagem, algo que é negado veementemente pelo TikTok.
Visto com bastante reticências quando começou a se popularizar, no fim dos anos 2010, o TikTok chegou com tudo e virou febre entre o público adolescente. Depois pegou também entre os adultos com as populares dancinhas e melhores remunerações a criadores de conteúdo que suas concorrentes.
De lá para cá, o aplicativo pauta muitos assuntos na internet, molda parte da indústria cultural que tenta atender à plataforma e também se torna, ele próprio, a pauta do momento.
Com tanta visibilidade, o TikTok tenta ao máximo andar na linha e manter sua entrada nos países, inclusive com ferramentas de combate às fake news em eleições, como foi em 2022 no Brasil, e com diversas campanhas e análise dos conteúdos que ali estão.
Ainda assim, desde 2021, os vídeos denunciados como fake news por usuários são analisados pela equipe do TikTok. Quando a veracidade dos conteúdos não é confirmada, eles são marcados como “conteúdo não verificado” e têm sua distribuição reduzida na plataforma.
4. dicas para combater as fake news 514b64
1. Desconfie 1n274b
As fake news geralmente soam como grandes descobertas ou uma informação que poucas pessoas sabem. Então, se alguém chegar contando algo muito absurdo e que pareça fora da realidade, desconfie e pesquise.
2. Qual o contexto? 501i4u
Como no caso da banana, muitas vezes o vídeo não é falso, mas a desinformação dele é o contexto. Essas são algumas das fake news mais perigosas, pois é difícil encontrar o contexto real em que aquela cena foi feita, por isso é sempre bom ficar de olho.
3. Busque fontes 3z1m45
Cientistas, jornalistas e pesquisadores trabalham com fontes confiáveis de informação, então é importante saber onde buscar. Se não tiver o link, desconfie, e se tiver link, é importante também que o site seja de confiança, como sites jornalísticos ou de empresas conhecidas.
4. Sites de combate às fake news 6r1d6p
Essa é a dica mais certeira e que serve contra aquelas fake news que ganham fama no mundo da internet. Existem sites sérios e feitos por jornalistas para combater os virais falsos.
6 perfis para seguir no TikTok 6l6v5g
O TikTok também se coloca cada vez mais como uma ferramenta de educação, e diversos vídeos que aparecem na nossa linha do tempo são com dicas, coisas do dia a dia e, claro, conteúdo dos componentes curriculares. Então aqui vão seis dicas de perfis para seguir.
1. @simoneporfiria 2w2q47
Dicas de português e uso da linguagem, tirando dúvidas e fazendo isso de forma didática e divertida.
2. @moleculando 525957
A química do dia a dia, de uma forma didática e divertida, é uma aula para alunos e também para os pais, que vão aprender muito. Mas tem também dicas para concursos.
3. @tanahistoria 3z384o
Como o próprio nome diz, pílulas de história no seu TikTok pelas ruas de várias cidades do país, especialmente no Rio de Janeiro, que foi a capital do Brasil até a fundação de Brasília.
4. @mrbeandamatematica 676k5h
O nome do perfil é pela semelhança do professor com o humorista inglês, mas as dicas de matemática não são piadas, apesar de serem bem divertidas de assistir.
5. @astrofisicabrasil 2l1i6r
Quem gosta de viajar pelo espaço vai adorar esse perfil. Curiosidades sobre o universo em poucos segundos e muita diversão de deixar nossa cabeça fervendo.
6. @biomesquita 55321b
Curiosidades sobre o mundo animal, com explicações didáticas sobre vídeos do mundo todo. Com mais de 5,7 milhões de seguidores, o perfil é o que tem mais visualizações dentre os nossos indicados.