São tantos sons, gêneros diferentes e letras inesquecíveis. Por mais que seja legal ouvir um pouco de cada estilo musical e conhecer a grande variedade de artistas que aparecem por aí, é comum termos um carinho a mais por algum.

Você já parou para pensar qual estilo musical mais combina com você? Faça o teste e descubra de forma curiosa: imaginando como seria o seu próprio show na sua turnê dos sonhos!
1. Você vai entrar em turnê e precisa montar o seu palco. Como ele será?
a) Uma palco gigante e alto, com labaredas incendiando e esquentando a apresentação.
b) Um palco mediano, mas com uma arela que permite se aproximar do público em alguns momentos do show.
c) Um palco pequeno, com um banco para você sentar e se apresentar de forma intimista.
d) O tamanho do palco pode variar conforme a cidade, já que a turnê vai incluir eventos menores e apresentações nas mais diversas casas de show.
2. É hora de escolher a sua setlist. Que tipos de música devem fazer parte do show?
a) Aquelas que já fizeram história e ainda são capazes de fazer a multidão pular junto, sentir cada segundo e aguardar os longos e surreais solos de guitarra.
b) Aquelas que estão entre as mais ouvidas das plataformas de streaming no momento, com direito a um cover de algum artista que vem bombando.
c) Predominantemente músicas acústicas, de sua própria autoria, que seus fãs mais assíduos decoraram cada palavra da letra.
d) Aquelas que viraram febre entre todos os públicos, viralizaram e animam as festas com seus refrões viciantes e inhos divertidos.
3. É preciso escolher qual o figurino que você vai vestir na apresentação. Qual a ideia?
a) Roupas de couro e spikes, sempre com alguma jaqueta ou colete estiloso que garanta a sua presença. Vale pintar o rosto e fazer alguma maquiagem icônica que reflita a sua personalidade.
b) O seu show precisa de pelo menos três trocas de figurino, incluindo uma camiseta de banda, peças confortáveis para uma coreografia intensa e alguma peça brilhante para iluminar ainda mais o palco.
c) Uma camiseta lisa e jeans formam tudo que você precisa. Um chapéu e algumas pulseiras podem completar o look do palco.
d) Camisa xadrez e um cordão vão compor o seu visual, assim como jeans rasgados e botas. O importante é combinar com a sua dupla.
4. O sucesso chegou. Quem você vai chamar para fazer uma participação especial em um dos seus shows?
a) Ter Paul McCartney no palco, ao seu lado, seria a realização de um sonho. Além disso, ver o ex-Beatle tocando guitarra em uma música de sua autoria zeraria a vida.
b) Quem viu a Beyoncé dançando funk no Rock in Rio sabe que tudo é possível. A participação dessa diva no seu show seria a adição perfeita, com a possibilidade de acompanhá-la em uma coreografia eletrizante.
c) O convidado especial do seu show não seria conhecido do grande público, e sim algum artista novato que você conheceu pela internet e vem acompanhando. Provavelmente alguma banda alternativa, com uma base de fãs ainda em formação.
d) Se não fosse o caso de convidar alguma dupla que vem fazendo sucesso no rádio, você chamaria Luan Santana para uma parceria ao vivo. A apresentação poderia render até um videoclipe.
SE VOCÊ ESCOLHEU… 6r5f4g
Mais opções A 3tj4b
Você pretende fazer um grande show de rock. Tal qual bandas como Guns N’ Roses e AC/DC, você vai agitar a multidão e fazer todos saírem sem voz e precisando de um bom descanso.
Como o emblemático Freddy Mercury, você pretende entregar não apenas um show vocal, mas uma performance icônica completa. A opção de se caracterizar como o Kiss também pode combinar com o seu conceito. No fim das contas, assim como uma aula de educação física, exige muito preparo e energia.
Mais opções B 2de2o
Lendas como Michael Jackson e Lady Gaga sempre entregaram apresentações marcantes do pop – e é isso que você almeja. Com direito a dançarinos, coreografias surreais e figurinos mirabolantes, esse tipo de performance vai garantir que os fãs queiram te ver na turnê seguinte.
Suas músicas são capazes de fazer o público dançar, se apaixonar e chorar. Assim como Ed Sheeran, você também pode explorar formas diferentes de fazer a música ao vivo, com violão e um pedal de loop. A chave é a criatividade!
Mais opções C 2d6h6k
Um show indie seria o ideal para você. A graça não está necessariamente em lotar estádios ou alcançar o topo das paradas. Muitos artistas independentes encontram sua paixão musical tocando em pequenas casas de show, mantendo um contato mais pessoal com os fãs e conexões olho no olho.
Muitos nomes do indie alcançaram uma fama astronômica após despontarem, entre eles The Strokes, The Nationals, Snow Patrol e The Killers. Da mesma forma que em um trabalho em grupo, é preciso refletir bastante para encontrar o seu tom certo.
Mais opções D 5z1y4j
Seja como faziam Simone & Simaria ou do jeito que Matheus & Kauan se destacam, o seu som é o sertanejo. Você gosta de algo dançante, com uma melodia simples e uma letra cheia de paixão e drama.
Combinar o repertório com uma dupla torna tudo mais divertido, e os exemplos não faltam, de Jorge & Mateus a Bruno & Marrone. A experiência solo também pode ser duradoura, como é o caso de Paula Fernandes e Gustavo Mioto.
E pode prestar atenção: estas letras costumam ser um exercício de narrativa, com músicas contando histórias de personagens e seus relacionamentos.
Não fique surpreso se encontrar um artista pop deixando de lado os elementos que costumam ser associados ao gênero, investindo no seu lado indie. Da mesma forma, shows de sertanejo vêm ganhando magnitudes cada vez maiores. E isso é justamente o mais legal: ver todos os tipos de apresentação compartilhando o que há de melhor.
E ainda há muitas outras opções! 164a5p
Os gêneros musicais são inúmeros, e as possibilidades de apresentações ao vivo ainda mais! Você pode seguir os os do Eminem, capaz de vestir um boné ou capuz e roubar a cena com seus versos de rap. Para isso é preciso muita agilidade, habilidade com rimas e ousadia.
Já uma apresentação de música clássica também tem tudo para conquistar o público, seja você fazendo parte de uma orquestra ou mandando ver em um show solo. O céu é o limite!