No Balanço Geral desta segunda-feira (25), o Secretário de Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon, concedeu entrevista exclusiva à NDTV e abordou o programa do governo estadual ‘Universidade Gratuita’. Na entrevista, o secretário falou sobre as mudanças no programa e projetou o futuro da educação no estado.

Mudanças no Universidade Gratuita 17837
No ano de 2024, o programa estadual sofreu algumas alterações. Por exemplo, neste ano, apenas cursos presenciais poderão ser contemplados no programa.
Questionado sobre as mudanças, o secretário declarou:
“É um desejo do governador Jorginho que os problemas que vão acontecendo durante o caminho do programa sejam ajustados. O programa começou no segundo semestre com um pouco de urgência e nós sentimos um pouco de dificuldade na fórmula para seleção dos nossos estudantes” disse Cimadon.
A mudança à qual o secretário se refere é referente à forma de calcular o Índice de Carência, principal critério utilizado para concessão de bolsas aos alunos.

Com a mudança, novos fatores foram incluídos como despesa familiar mensal com estudo, transporte coletivo e valor dos bens possuídos pelo grupo familiar.
Edital para o programa Universidade Gratuita 2024 encerra nesta terça-feira (26) 503b26
Conforme alertado pelo secretário na entrevista, os estudantes que desejam se inscrever no programa estadual devem preencher o edital até esta terça-feira (26) às 19h.
“Conclamamos aos estudantes que se inscrevam no programa e se inscrevam fazendo o processo completo para que não tenham problemas depois na hora da sua classificação”, disse Aristides.
O preenchimento do edital, pode ser feito clicando aqui.
Objetivos da pasta para 2024 6261
Questionado sobre os objetivos da Secretaria da Educação para o estado em 2024, o secretário falou também sobre o Ensino Médio, que a a ser o foco do governo:
“Nós tivemos uma grande preocupação no ano ado com vários programas. Assumimos o governo do Jorginho com essa preocupação, de termos a educação como grande instrumento de desenvolvimento do estado de Santa Catarina. Nós temos a preocupação neste ano com o Ensino Médio, é o nosso grande foco depois da Universidade Gratuita, o Ensino Médio técnico. Já temos em torno de mais de trinta mil estudantes fazendo o ensino técnico enquanto fazem o Ensino Médio e temos o objetivo de ampliar esta meta para cem mil alunos lá em 2026”, completou o secretário.