Transparência: saiba a metodologia utilizada para a captura de dados da ferramenta Voto+ 263v7

As informações utilizadas em toda ferramenta Voto+ foram obtidas de maneira metodológica e isenta, para garantir a neutralidade e possibilitar um produto final transparente e que minimize qualquer disparidade entre tratamento dos candidatos. 6x1n2a

Produção de perfis 312f10

Para a edição dos perfis de cada candidato foram utilizadas informações públicas relativas aos dados básicos fornecidos pelos tribunais eleitorais, fatos da carreira acadêmica e profissional, agens por partidos políticos e trajetória política.

A pesquisa contou com a identificação dos temas associados ao nome do candidato na ferramenta Google Trends com filtro para os últimos 5 anos, realizado entre maio e julho de 2022.

Foram identificados 50 tópicos de assuntos e pesquisas relacionadas ao nome do candidato que se consolidaram nas consultas realizadas na internet no período estabelecido, através de usuários que pesquisaram o nome do candidato junto com o tema. Esses tópicos aram por uma nova pesquisa para identificar a relação do interesse dos usuários pelos assuntos com a trajetória do candidato.

Perguntas e respostas 71s2q

Com o propósito de aumentar a profundidade do levantamento, um questionário contendo 10 perguntas com respostas escritas de até 300 caracteres, esclarecimento sobre ações judiciais, com comentários de até 500 caracteres e quiz do match eleitoral foi enviado para as assessorias dos candidatos em documento on-line do formulário do Google, para garantir a não edição dos textos após o envio do documento preenchido.

O prazo de resposta para cada candidato foi configurado, em média, em sete dias após o envio. No tocante ao regramento, o documento on-line apresentou abaixo do título as seguintes limitações: atentar ao número de caracteres delimitado a cada resposta; não utilizar termos impróprios (exemplos: palavrões ou expressões difamatórias); ater-se ao que está sendo questionado, pois as perguntas foram feitas para ocupar um espaço específico dentro da ferramenta (exemplo: se o candidato responder sobre educação em uma pergunta sobre saúde, a resposta não será publicada); para as perguntas que constarem vazias ou com indicação de que o (a) candidato (o) não tenha a intenção de se manifestar sobre o assunto proposto, será incluída no Portal Voto+  a resposta vazia de forma que conste o nome do candidato (a) e o fato de que não respondeu ao questionamento.

A escolha dos temas de cada pergunta foi selecionada dentro dos critérios definidos pelo corpo jornalístico do Grupo ND, de acordo com as pautas de relevância nacional e estadual.

Pesquisa de processos judiciais 455b1c

Para coletar as informações referentes ao histórico de processos de cada candidato a equipe fez uso da plataforma JusBrasil, ando informações que estão abertas na busca dentro do portal.

Os dados foram coletados de forma automatizada e exportados para uma planilha em que foram aplicados filtros para mensurar o perfil de processos judiciais de cada candidato da seguinte maneira: nome do candidato, número de processos (separação por tipo de envolvimento); panorama do andamento dos processos (com a indicação do período de tempo que mostrou maior incidência de movimentação apresentado de forma absoluta e em valores percentuais); indicação da instância judicial com mais frequência nos processos; indicação do tipo de processo mais frequente.

O primeiro filtro aplicado foi para identificar o número de processos de cada candidato para realizar a separação dos processos em que cada um foi autor, réu ou outra parte envolvida (advogado, promotor, testemunha ou outra participação).

Na sequência foi identificado o panorama do andamento dos processos. Para isso, foram filtradas as frequências de movimentação dos processos, identificadas as incidências de movimentação por período de tempo e selecionadas as maiores.

O filtro seguinte foi a separação das instâncias de tramitação e os tipos de processos com identificação das maiores incidências.

Foram delimitados os principais pontos de sistematização de dados para visualização dos leitores: nome do candidato; número de processos; é autor em; é réu em; tem outro tipo de participação em (número de processos); (percentual) dos (número de processos) que tiveram movimentação nos últimos (período de tempo); maior parte dos processos que tramita na seguinte instância da justiça; maior parte dos processos é da área; o que o candidato diz sobre os processos;

Finalmente, foi aplicada fórmula matemática para identificar a porcentagem de processos no que se refere no polo ivo, parte envolvida, movimentações mais recentes, principal tribunal/comarca e a maior incidência referente às áreas do direito.

A todos os candidatos foi reservado um espaço de até 500 caracteres para manifestação sobre os processos judiciais dentro do questionário enviado para as assessorias por meio de formulário Google.

Elaboração do match eleitoral 4z4n6o

O match eleitoral consiste em um sistema de gameficação, em que o eleitor responde a um jogo de perguntas e a ferramenta calcula qual candidato apresenta respostas mais semelhantes com as indicadas pelo eleitor. Foram desenvolvidas 10 afirmações para o jogo do presidente e 10 afirmações para o jogo do governador.

Todos os questionamentos foram escolhidos a partir de critérios:

a) a análise do espectro político do questionamento para identificar se a pergunta é capaz de auxiliar o eleitor a identificar qual o candidato mais alinhado: esquerda/direita; conservador/liberal; estado maior/estado menor;

b) assuntos estruturais: (nacionais) saúde, educação, segurança (presídios), política econômica (emprego, inflação, tributação e privatização), emprego, combate à corrupção, meio ambiente (clima e sustentabilidade), programas sociais, política externa, inovação (ciência e tecnologia) e reformas; (estaduais) saúde, educação, segurança, política econômica (emprego, inflação, tributação, privatização, agronegócio, empreendedorismo e turismo), combate à corrupção, meio ambiente (clima e sustentabilidade), programas sociais, infraestrutura, inovação (ciência e tecnologia) e reformas (duodécimo).

A produção do Voto+ entrou em contato com todos os candidatos para explicar o funcionamento do Match Eleitoral. Aos que optaram por não opinar em nenhum assunto, foi alertado – de forma formalizada via WhatsApp, telefone ou e-mail – o impacto na proposta da ferramenta.

Planos de governo w3o5m

A fim de proporcionar aos leitores da ferramenta Voto+ maior o às informações eleitorais, o Núcleo de Dados do Grupo ND elencou os principais pontos dos documentos divulgados pelos candidatos à presidência e ao governo do estado como proposta de governo. Além de disponibilizar a íntegra do documento, foram destacados os temas de referência do Grupo ND: combate à corrupção; fim dos supersalários e privilégios no setor público; a punição de crimes violentos; reforma eleitoral; reforma tributária; modernização e utilização da máquina pública, o fortalecimento dos municípios; a valorização da educação; investimento em saúde, investimento em infraestrutura.

Os campos que não preenchiam os conceitos acima elencados, foram deixados em branco ou omitidos da ferramenta, sem prejuízo das demais informações já divulgadas pelos candidatos em temas não contemplados como destaque pelo Grupo ND.