Mulheres catarinenses lideram geração de empregos; veja os setores em destaque 6a6v5r

Estado supera médias regional e nacional, com destaque para a ocupação feminina no mercado de trabalho 4n4z69

As mulheres catarinenses vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado formal. Em 2024, as mulheres ocuparam 52,7% das novas vagas formais de emprego no Brasil, segundo dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Mulheres catarinenses lideram geração de empregosAs mulheres catarinenses vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho – Foto: Marco Favero/SECOM/ND

Mulheres catarinenses como referência 2i2m5

Segundo dados divulgados pela Diretoria de Políticas Públicas da Seplan (Secretaria de Estado do Planejamento), em janeiro de 2025, elas ocuparam 39,5% das novas vagas formais geradas no estado, o equivalente a 9.108 postos de trabalho.

Esse percentual supera as médias do Sul (28,1%) e do Brasil (20,4%), destacando SC como referência na inclusão feminina. “Os resultados são positivos e reforçam a importância de ampliar as oportunidades para essa força de trabalho à economia catarinense”, afirma Larissa Borges, diretora da Seplan.

Avanços nos rendimentos e participação 4d1e4s

Entre as unidades federativas, o Estado registrou o quarto maior rendimento médio das mulheres catarinenses, atingindo R$ 3.190,00, ficando atrás apenas do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. O crescimento do rendimento feminino foi de 21,8% entre o quarto trimestre de 2015 e o mesmo período de 2024, superando o aumento de 18% observado entre os homens.

Outro dado relevante vem da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), que mostra que no último trimestre de 2024, 60,5% das mulheres participavam do mercado de trabalho catarinense, marcando um crescimento de 5,22% em relação a 2015.

Dados do Seplan das ocupações de mulheres catarinenses em novas vagas de empregoSanta Catarina registrou um aumento de 292 mil mulheres no mercado de trabalho – Foto: Divulgação/Seplan/ND

Mulheres dominam setores estratégicos 1x94

De acordo com o economista Pietro Aruto, da Seplan, entre 2015 e 2024, Santa Catarina registrou um aumento de 292 mil mulheres no mercado de trabalho, um crescimento de 18,9% em nove anos. Nos últimos 12 meses, dois terços das vagas geradas para profissionais com nível superior foram ocupados por mulheres, principalmente em setores de alta produtividade como Serviços e Indústria.

“O protagonismo feminino nos setores estratégicos é um reflexo da competitividade das empresas catarinenses e da qualificação das mulheres. Isso representa um impacto direto na economia estadual”, ressalta Aruto.

Setores em destaque 31846

Os dados de 2022 da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) reforçam o protagonismo das mulheres no setor de Serviços, que empregou 54,5% da força de trabalho feminina. A Indústria aparece em segundo lugar, com 23,8%, seguida pelo Comércio (19,7%). Apesar de percentuais menores, a presença feminina também foi registrada na Construção (0,99%) e na Agropecuária (0,95%).

Com uma equipe especializada na análise de dados e planejamento estratégico, a Seplan busca monitorar essas tendências para orientar políticas de empregabilidade e qualificação profissional, garantindo que o avanço feminino continue a ser um pilar de desenvolvimento em Santa Catarina.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Empregos e Concursos 3no9

Empregos e Concursos

Com salários de até R$ 11 mil, Santa Catarina tem concursos públicos com vagas abertas 4c2457

Oportunidades são para vagas em Pomerode e Rio do Sul, no Vale do Itajaí, e em Ibirama, no Alto Vale ...

Empregos e Concursos

Trabalho dos sonhos? 5 profissões diferentes e divertidas que pagam bem 6f2u32

Se você busca um caminho fora do tradicional, essas profissões pouco conhecidas podem te surpreender ...