O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou cinco novas modalidades a serem incluídas a partir das Olímpiadas de Los Angeles, em 2028. Foram incluídos o críquete, o squash, o flag football, lacrosse e o baseball/softball durante votação do COI em Mumbai, na Índia, na última segunda-feira (16).

Segundo o presidente do Comitê das Olimpíadas, Thomas Bach, a escolha “está alinhada com a cultura esportiva americana” e serve para inserir icônicos esportes estadunidenses ao mundo, mas também inserir esportes populares no resto do globo em território americano.
Dos 90 membros presentes na reunião, apenas dois votaram contrários à inclusão: Tidjane Thiam, da Costa do Marfim, e William Blick, da Uganda, sob justificativa de que os esportes não são difundidos nos países africanos.
Os esportes 2d2g3l
Baseball/Softball: Se a paixão nacional brasileira é o futebol, o Baseball é o mesmo para Cuba, EUA, Japão, República Dominicana e mais alguns países da América Central. A diferença na nomenclatura está no tamanho da cancha: enquanto o baseball é disputado num campo maior e a bola é dura, o softball, por necessidade física ou geográfica, é disputado num campo condensado e com bola macia.

Flag football: Uma variante menos violenta do futebol americano. Diferentemente do “american football”, não se derruba o adversário para parar uma jogada. No flag football, o atacante mira o touchdown enquanto o defensor tenta pegar uma bandeira pendurada na cintura do atacante, a fim de parar a jogada.

Squash: É disputado dentro de um ginásio fechado, individualmente ou em duplas. Os competidores rebatem a bola contra uma parede, tentando evitar que o oponente também consiga rebater. O squash, desde 1995, integra os jogos Pan Americanos e há pelo menos 20 anos há esforço para o inserir nas olimpíadas.

Lacrosse: Esporte clássico entre os universitários norte-americanos. São seis atletas, seis para cada lado, que usam bastões com uma rede na ponta para mover a bola ao gol. Usando os bastões, os jogadores trocam es com intuito de chegar à rede. A modalidade está retornando às Olimpíadas depois de um hiato de mais de 100 anos: a última vez foi em 1908. O Canadá é medalhista de ouro nas duas edições em que o lacrosse esteve presente.

Críquete: Basicamente, é o taco brasileiro criado na Europa. Duas equipes se dividem em ataque e defesa; quem rebate, mira a bola para longe do campo para anotar o máximo de corridas possível. Quem arremessa, tenta evitar as corridas eliminando os rebatedores adversários. Foi esporte olímpico em 1900 e tem, hoje em dia, a Índia como grande expoente.
