Jogos Sul-Americanos: boxe, judô, ginástica e atletismo agitam o quadro de medalhas 23575f

Time Brasil conquista mais 32 medalhas e dispara na liderança dos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022 273sv

Mais um dia de grandes conquistas e fortes emoções para o Time Brasil nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022, que estão acontecendo no Paraguai.

Ao todo foram mais 32 medalhas em nove modalidades para o país, que já soma 238 no total, sendo 103 ouros, 75 pratas e 60 bronzes. Líder da competição desde o seu início, o Brasil é seguindo pela Colômbia, com 191 medalhas, sendo 53 ouros.

Jogos Sul-americanos Assunção 2022 – Boxe – Final 57kg – Na foto a atleta Jucielen Cerqueira Romeu. Foto: Miriam Jeske/COBJogos Sul-americanos Assunção 2022 – Boxe – Final 57kg – Na foto a atleta Jucielen Cerqueira Romeu. Foto: Miriam Jeske/COB

No boxe feminino o Brasil fez quatro das seis finais. E as meninas voltaram para casa com três medalhas de ouro e uma de prata no peito. Os ouros foram de Tatiana Chagas (até 54kg), Jucielen Romeu Cerqueira (até 57kg), Bárbara dos Santos (até 66kg) e a prata de com Caroline de Almeida (até 50kg).

Jogos Sul-americanos Assunção 2022 – Judo – Final -100kg – Na foto o atleta Gabriel Dezani Arevalo. Foto: Miriam Jeske/COBJogos Sul-americanos Assunção 2022 – Judo – Final -100kg – Na foto o atleta Gabriel Dezani Arevalo. Foto: Miriam Jeske/COB

O judô brasileiro mais uma vez confirmou sua força. Foram duas medalhas: Ouro para Giovanna Santos (+ 78kg) e Gabriel Dezane (até 100kg), prata para Milena da Silva (até 70kg) e Beatriz de Freitas (até 78kg) e bronze para Kauan dos Santos (até 81kg) e Wilgner Mendes (até 90kg).Há pouco mais de um ano, os medalhistas de ouro Giovanna e Gabriel eram do time de sparrings de Maria Suelen Altheman para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Os dois foram campeões por ippon.

“ É um caminho a ser construído. Essa foi a primeira missão e foi muito gratificante ter estreado com ouro. Esse era o primeiro o e deu tudo certo” – completou Gabriel.

Na canoagem slalom, o Time Brasil contou com a estreia dos dois maiores nomes da modalidade no país, e eles não fizeram por menos. Nas duas provas disputadas nas águas da Itaipu Binacional, duas medalhas de ouro para Ana Sátila e Pedro Gonçalves, no K1 extreme.

Jogos Sul-americanos Assunção 2022 – Ginástica Rítmica – Na foto (de uniformes amarelo) as atletas Geovanna Santos da Silva e Barbara de Kassia Godoy Domingos. Foto: Miriam Jeske/COBJogos Sul-americanos Assunção 2022 – Ginástica Rítmica – Na foto (de uniformes amarelo) as atletas Geovanna Santos da Silva e Barbara de Kassia Godoy Domingos. Foto: Miriam Jeske/COB

Na ginástica rítmica, o Brasil também deu show, principalmente com a já multimedalhista Bárbara Domingos. Dona de uma medalha de ouro na bola – e uma prata no arco, ela conquistou mais duas medalhas de ouro, na fita e na maça.

O terceiro ouro do dia foi na prova de conjunto. Destaque também para Geovanna Santos, que já tinha uma medalha de ouro no arco – e uma prata na bola – e conquistou mais uma prata (fita) e um bronze (maça).

Jogos Sul-americanos Assunção 2022 – Atletismo – Salto em altura – Na foto a atleta Valdileia Martins. Foto: Wander Roberto/COBJogos Sul-americanos Assunção 2022 – Atletismo – Salto em altura – Na foto a atleta Valdileia Martins. Foto: Wander Roberto/COB

Outras modalidades também subiram no degrau mais alto do pódio, como o atletismo, que fez sua estreia nos Jogos. Num dos mais tradicionais esportes olímpicos, o Time Brasil conquistou cinco medalhas, duas delas de ouro. O primeiro do dia foi com Valdileia Martins, do salto em altura – na mesma prova, Sarah Freitas foi bronze.

“ei de primeira em 1,70 e 1,75. O 1,87 foi para ficar bem ranqueada nos pontos para o ano que vem. Estou treinando bem para 86, 87. Então, 1,90m para mim é uma questão de tempo” – declarou Valdileia.

E o segundo ouro foi no revezamento 4 x 400m misto, com Anderson Henriques, Douglas da Silva, Maria Victoria Sena e Tabata Carvalho.

“Foi difícil, prova dura, todo mundo terminou bem cansado. Mas, feliz demais com a medalha, mais ainda com o time que a gente tem”- disse Maria Victoria.

O Brasil faturou ainda mais duas medalhas na prova de 20km da marcha atlética. Viviane Lyra conseguiu a melhor marca da temporada com 1:32:31, atrás apenas da equatoriana Glenda Quiñonez, e foi prata. No masculino, Caio Bonfim fez 1:21:01 e ficou com o bronze.

Jogos Sul-americanos Assunção 2022 – Tênis de mesa – Na foto atleta Luca Aiko Kumahara. Foto: Gaspar Nóbrega/COBJogos Sul-americanos Assunção 2022 – Tênis de mesa – Na foto atleta Luca Aiko Kumahara. Foto: Gaspar Nóbrega/COB

No tênis de mesa, uma emoção toda especial. Luca Kumahara sagrou-se campeão do individual feminino após a vitória por 4 sets a 1 sobre a argentina Camila Argüelles. Foi o primeiro título de Luca.

“É meu primeiro título como Luca, então tem um gostinho especial para mim”- disse Luca, contando que viveu dias de muita expectativa antes de embarcar para o Paraguai, a primeira viagem para competir desde que tornou público seu nome social.

Jogos Sul-americanos Assunção 2022 – Tênis de mesa – Duplas mistas – Na foto os atletas Luca Aiko Kumahara e Guilherme da Costa Teodoro. Foto: Wander Roberto/COBJogos Sul-americanos Assunção 2022 – Tênis de mesa – Duplas mistas – Na foto os atletas Luca Aiko Kumahara e Guilherme da Costa Teodoro. Foto: Wander Roberto/COB

“Fiquei muito feliz porque, já na reunião de boas-vindas (na base do Time Brasil), a moça falou que chamaria pelo nome para entregar a credencial. E isso do nome sempre me incomodou e gerou momentos desconfortáveis, porque eu já sabia da minha identidade de gênero. Fiquei pensando se chamaria Luca ou o nome morto, que está na credencial. Já fui chegando perto para ela não ter que falar tão alto. Quando ela falou Luca Kumahara fiquei bem feliz. Caraca, que legal!” – afirmou.

Jogos Sul-americanos Assunção 2022 – Tiro esportivo – Air Rifle 10m – Na foto o atleta medalhista de prata, Leonardo Vagner do Nascimento Moreira. Foto: Miriam Jeske/COBJogos Sul-americanos Assunção 2022 – Tiro esportivo – Air Rifle 10m – Na foto o atleta medalhista de prata, Leonardo Vagner do Nascimento Moreira. Foto: Miriam Jeske/COB

Já no tiro esportivo, mais duas medalhas: o ouro de Emerson Duarte, na pistola de tiro rápido 25m, e a prata de Leonardo Moreira, no rifle de 3 posições 50m.

Wrestling – A modalidade estreou em Assunção e o Time Brasil fez bonito logo no primeiro dia, com quatro medalhas conquistadas, todas no estilo greco-romano: as pratas de Kennedy Pedrosa (até 67kg), Joilson Junior (até 77kg) e Igor Queiroz (até 97kg) e o bronze de Ronisson Brandão (até 87kg).

Canoagem velocidade – Foram três medalhas nesta quarta-feira. Prata para Ana Paula Vergutz, no K1 500m, bronze para Erlon de Souza e Filipe Santana, no C2 500m, e bronze para Edson de Souza e Vagner Souta, no K2 500m.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Mancha 3l2g28

BG Florianópolis

Navegando por Aí: Teatro e Cinema infantil, Nouvella, Os Replicantes, Anis de Flor e Gazu 4t532k

O Navegando Por Aí traz peças de teatro e cinema voltados ao público infantil, shows de nomes consag ...

BG Florianópolis

Navegando por Aí: Tom Cruise e Rita Lee nas Dicas de Cinema, François Muleka e Roger Corrêa 93u4a

O Navegando por Aí de hoje (22/05) chega recheado de cultura, música e boas histórias. Nas Dicas de ...

BG Florianópolis

Navegando por Aí: OSSCA Rock City, A Cantora Careca, Cineclube Rogério Sganzerla e Camila Benzedeira 3f3r4v

Confira os destaques do Navegando Por Aí desta terça-feira (20 de maio). Descubra OSSCA Rock City, C ...

BG Florianópolis

Navegando por Aí: o novo som da Marelua, Santa Catarina Canta, Negamanda e Festival de Cannes 6g3n3n

A banda Marelua apresenta seu novo som, com influências tropicais e identidade local. O projeto Sant ...

BG Florianópolis

Homenagem a Cruz e Sousa ganha nova pintura no Centro de Floripa 39e63

O mural em homenagem ao poeta simbolista Cruz e Sousa, um dos maiores nomes da literatura catarinens ...