O ator e apresentador Silvero Pereira, 42 anos, anunciou no domingo (6) que recebeu o diagnóstico de hipertensão arterial. A doença, também conhecida como pressão alta, afeta um em cada quatro adultos brasileiros.

A hipertensão arterial é uma doença crônica que se caracteriza pelos elevados níveis da pressão sanguínea nas artérias. O problema surge quando os valores das pressões são iguais ou superiores a 140/90 mmHg.
Segundo o Ministério da Saúde, a condição é responsável pela morte de 388 pessoas por dia no Brasil. Isso porque a pressão alta obriga o coração a fazer um esforço maior para que o sangue seja distribuído no corpo.

Além disso, é um dos principais fatores de risco para acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. A doença é uma herança genética em 90% dos casos, mas os hábitos de vida também influenciam os níveis de pressão arterial.
Fatores que afetam a pressão arterial:
- Fumo;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Obesidade;
- Estresse;
- Elevado consumo de sal;
- Níveis altos de colesterol;
- Falta de atividade física.
VÍDEO: Silvero Pereira anuncia ‘desafio’ na rotina após diagnóstico 222o5g

Diante do diagnóstico de hipertensão arterial, Silvero Pereira decidiu mudar de vida. O cearense voltou a consultar uma especialista e mostrou um pouco da nova rotina no Instagram.
“Para além de não estar confortável com meu corpo, fui diagnosticado com hipertensão e precisei retornar aos cuidados da nutricionista. O objetivo é melhorar minha alimentação e, consequentemente, tomar mais cuidado com minha saúde”, anunciou.
Ver essa foto no Instagram
Silvero Pereira já tinha feito uma reeducação alimentar em 2017 e chegou ao corpo que desejava. Anos mais tarde, porém, ele ganhou alguns quilos e foi diagnosticado como hipertenso.
O objetivo do ator agora é perder 4 kg em 20 dias, a partir de uma dieta “regrada na questão da reeducação alimentar, que tipos de alimentos vão me fazer bem, exercícios diários para fortalecer e principalmente manter a minha saúde em dia”, contou.
Ele pretende compartilhar o progresso do “desafio” nas redes sociais. “É fato que não existe um corpo ideal. O importante é se sentir à vontade com você mesmo e especialmente cuidar da sua saúde”, afirmou o artista.