Pix dará direito a prioridade na restituição do Imposto de Renda, diz Receita Federal 641f51

Além do Pix, Receita também informou que quem optar pela declaração pré-preenchida pode receber o pagamento desde o primeiro lote r4830

A Receita Federal anunciou nesta segunda-feira (27) duas novidades relacionadas aos grupos prioritários para a restituição do Imposto de Renda 2023 nos primeiros lotes: os contribuintes que optarem por receber os valores via Pix (com cadastro do F) e os que fizerem a declaração com o modelo pré-preenchido serão incluídos entre os que têm prioridade no pagamento.

Receber a restituição por Pix dá direito à prioridade no pagamento. – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Divulgação/NDReceber a restituição por Pix dá direito à prioridade no pagamento. – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Divulgação/ND

Fazem parte dos grupos prioritários, por exemplo, as pessoas com idade superior a 80 anos, as que têm mais de 60 anos e os contribuintes portadores de moléstia grave. Além desses critérios, também é levada em consideração a data do envio da declaração à Receita Federal. Quem declara primeiro, recebe primeiro.

O auditor da Receita José Carlos Fonseca explicou que a data da entrega da declaração também funciona como um critério de desempate para a restituição, caso existam duas pessoas no mesmo grupo de prioridade.

“Se houver dois contribuintes de 85 anos, um que usou a declaração comum, e outro, a pré-preenchida, quem vai receber primeiro? Aquele que enviou a declaração mais cedo”, disse Fonseca.

Ele afirmou que não existe o acúmulo de prioridades, mesmo se a pessoa tiver mais de 85 anos, doença grave, usar a declaração pré-preenchida e optar por receber a restituição via Pix. O que vai contar no ‘desempate’ é a data da entrega.

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 tem pagamento previsto para o dia 31 de maio, segundo informações da Receita Federal. Costumam ser contempladas para esse primeiro pagamento as pessoas consideradas prioritárias e as que entregam a declaração logo no início do prazo estipulado pela Receita, que neste ano é de 15 de março a 31 de maio.

No cronograma de restituições do órgão, o segundo lote tem previsão de pagamento em 30 de junho e o terceiro em 31 de julho. Os contribuintes que ficarem para o quarto lote recebem em 31 de agosto. Já o quinto e último lote será pago em 29 de setembro.

Segundo Fonseca, as informações sobre o primeiro lote da restituição estarão disponíveis no site da Receita Federal a partir do dia 10 de maio.

*Com informações do portal R7.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Finanças Pessoais r4p1x

Finanças Pessoais

10 truques infalíveis para economizar no supermercado e blindar o seu bolso 2v1t38

Saiba como economizar no supermercado! Especialista ensina 10 truques de ouro para encher o carrinho ...

Finanças Pessoais

Gastos ‘invisíveis’? Veja o o a o para identificar, eliminar e sair do vermelho f5k61

Serviços esquecidos, taxas automáticas e pequenos deslizes no dia a dia podem estar impedindo você d ...

Finanças Pessoais

Balneário Camboriú sedia a Money Week com Paulo Guedes e grandes nomes do mercado financeiro f6j6w

11ª edição do maior evento de investimentos do Sul acontece em agosto, com foco em networking e apre ...

Finanças Pessoais

O que significa ter medo de olhar o extrato bancário? Não é só por falta de dinheiro 2xh4j

O medo de conferir o extrato bancário pode esconder muito mais do que dívidas e afeta até quem está ...

Finanças Pessoais

Malha fina do Imposto de Renda reteve 1,4 milhão de declarações em 2024; veja como evitar 172l3t

Santa Catarina e Paraná somaram mais de 150 mil declarações do imposto de renda retidas na malha fin ...