Restituição imposto de renda: o que fazer? Liberada hoje consulta ao 3º lote da restituição do imposto de renda que será creditado para os contribuintes não incluídos nas prioridades previstas nas regras da Receita Federal no dia 31 deste mês.
Para consultar suas restituição, você deve ar a página da Receita Federal, informando seu F, data de nascimento e o ano correspondente ao lote – 2023.

Os pagamentos serão realizados na conta corrente informada na sua declaração de imposto de renda. Caso não seja realizado, ficará disponível para resgate por até 12 meses no Banco do Brasil.
Dito isso, meu objetivo hoje é conversarmos sobre a boa notícia de receber um valor a mais em nossa conta bancária. Ou será que somente eu sou uma pessoa que se alegra ao ver saldo em conta positivo? Tenho certeza de que não, é por isso que quero te trazer algumas orientações sobre o que fazer com a sua restituição do imposto de renda.
- Caso você tenha dívidas em atraso, priorize negociá-las junto aos credores utilizando esse valor extra;
- Se você não possui reserva, separe ao menos 50% do valor recebido para começar a construir a sua reserva (lembre-se, quem tem dinheiro tem segurança);
- Parte do valor da sua restituição utilize para “se presentear”, ou conquistar algum sonho, viver alguma experiência que te faça se sentir mais feliz;
- Para investir o valor, busque opções no mercado financeiro de acordo com objetivo do recurso. Ex: Se for para constituir reserva, o produto precisa ter liquidez diária e ser de renda fixa (títulos públicos, CDBs).
No mais desfrute. Não se esqueça que dinheiro é para gastar.
Porém gastar o dinheiro que você tem, com aquilo que realmente importa para te ajudar a construir a sua vida mais feliz.
Nos vemos amanhã!
Ótima semana para nós.
Ana Oliveira
Educadora e Mentora Financeira