Argentina derrota a França nos pênaltis, ganha a 3ª Copa do Mundo e consagra Messi 3k4j4c

Em partida histórica e emocionante, Mbappé marcou três vezes, mas Koman e Tchouaméni perderam as cobranças de pênalti 206f6i

A Copa do Mundo do Catar consagrou, enfim, um dos maiores jogadores de futebol de toda a história. Com atuação brilhante e dois gols de Lionel Messi, a Argentina derrotou a França na final realizada neste domingo (18), no estádio Lusail Iconic, por 4 a 2 no pênaltis, após empate por 3 a 3, e conquistou o terceiro título mundial.

Messi marcou dois gols na final e liderou o tricampeonato da Argentina – Foto: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP/NDMessi marcou dois gols na final e liderou o tricampeonato da Argentina – Foto: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP/ND

Messi abriu o placar em cobrança de pênalti cometido infantilmente por Dembele em cima de Di María. Ainda no primeiro tempo, o camisa 10 albiceleste armou um mortal contra-ataque que culminou no segundo gol, marcado por Di María. No segundo tempo, quando parecia morta, a França empatou o jogo com dois gols de Mbappé em dois minutos, sendo o primeiro de pênalti.

Na prorrogação, a partida ficou ainda mais emocionante, com um gol para cada time: Messi, de rebote, e Mbappé, em outra cobrança de pênalti. Na decisão levada aos pênaltis: Koman e Tchouaméni perderam

Esta foi a terceira final de Copa do Mundo decidida nos pênaltis: em 94, com Brasil x Itália, e 2006, com França x Itália. Atual campeã em 2018, a França falhou na conquista de seu tricampeonato mundial.

Retrospecto nesta Copa 425v

Depois de ar no 1º lugar do Grupo C, com 6 pontos, a Argentina venceu a Austrália por 2 a 1 nas oitavas de final, bateu a Holanda por 4 a 3 na disputa de pênaltis após empate em 2 a 2 nas quartas e se classificou para a final ao aplicar 3 a 0 na Croácia.

Já a França ficou no 1º lugar do Grupo D, com 6 pontos, venceu a Polônia por 3 a 1 nas oitavas de final, ganhou da Inglaterra por 2 a 1 nas quartas e ou para a final ao vencer o Marrocos por 2 a 0.

Mbappé e Messi desequilibraram a partida para suas equipes – Foto: FRANCK FIFE/AFP/NDMbappé e Messi desequilibraram a partida para suas equipes – Foto: FRANCK FIFE/AFP/ND

O jogo 211y36

O técnico Lionel Scaloni mudou o time, colocando Lisandro Martínez na vaga do volante Paredes, além da volta de Di María. A alteração deu certo, e o primeiro tempo foi de total domínio argentino. Logo aos 4 minutos, Griezmann errou e, Julián Álvarez ajeitou e Mac Allister finalizou de fora da área para defesa do goleiro francês Lloris.

A França seguia acuada, e Messi encontrava espaços para armar seu time e desacelerar o ritmo da partida. Até que Di María dribla Dembélé, que comete pênalti no atacante argentino. Messi cobra e marca, aos 21 minutos, seu sexto gol nesta Copa.

O gol deu ainda mais ímpeto aos sul-americanos, que dominaram o meio-campo até que um contra-ataque fulminante e que já entrou na história das Copas ampliou o marcador. Messi recebe de costas para a marcação, limpa o lance para De Paul, que lança Mac Allister, que cruza para Di María fazer o segundo gol da Argentina.

A Argentina chegava a 64% x 36% em relação à posse de bola no final do primeiro tempo, quando o técnico Deschamps promoveu duas ousadas e polêmicas substituições aos 40 minutos: tirou o centroavante Giroud e o ponta Dembélé para a entrada de Marcus Thuram (filho do lateral que ganhou a final da Copa em 98 contra o Brasil) e Kolo Muani – as alterações que surtiram efeito na semifinal contra o Marrocos.

Com mais posse de bola e conseguindo impor seu ritmo, a França melhorou na segunda etapa. Aos 8 minutos, Martínez quase entregou para Griezmann. Aos 11, Jolo Muani faz boa jogada pela direita, mas foi travado por Enzo Fernández.

Mbappé, aos 23 anos, tem 5 gols em duas finais de Copa do Mundo – Foto: ADRIAN DENNIS/AFP/NDMbappé, aos 23 anos, tem 5 gols em duas finais de Copa do Mundo – Foto: ADRIAN DENNIS/AFP/ND

Scaloni troca Di María pelo volante Marcos Acuña. Deschamps coloca Camavinga e Coman nos lugares de Griezmann e Theo Hernández. A posse de bola era de 53% da Argentina, quando Mbappé aciona Kolo Muani, que invade a área e antecipa Otamendi, que comete pênalti. Mbappé marca, aos 34 minutos.

Logo em seguida, aos 36, Rabiot lança Mbappé, que tabela com Thuram e chuta de primeira para igualar a partida. Mesmo com os oito minutos de acréscimo, a partida termina em empate e vai para a prorrogação.

Prorrogação 181ta

A Argentina inicia o tempo extra com Montiel no lugar de Molina e logo depois troca De Paul por Paredes. Aos 104, Messi aciona Lautaro Martínez, que chuta com perigo, mas é travado pelo zagueiro francês Upamecano. Aos 105, Lautaro recebe lançamento, mas é desarmado novamente pelo defensor francês.

Messi marcou seu 13º gol em Copas do Mundo, o 98º pela Argentina – Foto: Reprodução/Fifacom/NDMessi marcou seu 13º gol em Copas do Mundo, o 98º pela Argentina – Foto: Reprodução/Fifacom/ND

Quando o jogo encaminhava às cobranças de pênalti, aos 3 minutos do segundo tempo da prorrogação, Lautaro recebe de Mac Allister, solta uma pancada no rosto do goleiro Lloris e, no rebate, Messi marcou seu 13º gol em Copas do Mundo, o 98º pela Argentina.

Aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação, contudo, uma nova reação sa: Montiel, com cotovelo aberto, bloqueia chute de Mbappé. Em novo pênalti para a França, Mbappé empata novamente a partida: 3 a 3. Com isso, Mbappé checa a 5 gols em duas finais de Copa do Mundo e iguala o inglês Geoff Hurst, com três gols (hat-trick) em uma final de Copa (1966).

Nos acréscimos, o goleiro argentino Emiliano Martinez faz uma defesa impressionante com a perna. O jogo terminou aberto e emocionante, com Mbappé brilhando e tentando o tricampeonato francês.

Pênaltis 3l6s6f

Diferentemente do que fez o técnico Tite, Deschamps abriu as cobranças de pênalti com Mbappé, e Scaloni, com Messi – ambos converteram. Na sequência, Koman perdeu, e Dybala marcou, com chute frio no meio do gol. Depois, Tchouaméni perdeu novamente, e Paredes marcou. Depois Kolo Muani marcou para a França. Na última cobrança, Montiel marcou e deu o tricampeonato à Argentina.

Messi, aos 35 anos, conquista sua primeira Copa do Mundo – Foto: FRANCK FIFE/AFP/NDMessi, aos 35 anos, conquista sua primeira Copa do Mundo – Foto: FRANCK FIFE/AFP/ND
Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Copa do Mundo Catar 2022 6e3w45

Diversa+

Caro e à sombra do Catar, álbum de figurinhas da Copa do Mundo Feminina não emplaca 246t

Álbum de figurinhas da Copa do Mundo Feminina é comercializado, mas não apresenta engajamento até aq ...

VÍDEO: Substituto do melhor goleiro da Copa do Mundo faz gol contra em erro bisonho 71o16

Goleiro de Marrocos fez um gol contra na derrota de Marrocos para a África do Sul, por 2 a 1, pelas ...

VÍDEOS: Messi chora, faz gol 800 e Argentina vence na ‘estreia’ como tricampeã 6l6d3f

Argentina e Panamá fizeram um amistoso, em Buenos Aires, onde o time da casa venceu sem maiores prob ...

VÍDEO: Jogadores de Marrocos são ‘pintados’ em uma das prisões mais perigosas do mundo s5631

Jogadores da seleção de Marrocos receberam uma homenagem dentro da Prisão de Salé, apontada por dete ...