“Virar a chave”, essa é a ordem no Figueirense para o jogo contra o Confiança neste domingo (16) pela 9ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. A partida acontece no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, a partir das 16h30.

O Alvinegro encara seu pior momento na temporada. Já são quatro jogos seguidos sem vencer, incluindo três derrotas seguidos no período. Para piorar, na última rodada o empate com gosto de derrota diante do ABC ao sofrer um gol aos 50 minutos do segundo tempo.
O principal desafio do técnico João Burse será recuperar especialmente a confiança dos atletas do elenco, uma vez que o Alvinegro não poderá se reforçar com novos jogadores em função da punição do transfer ban.
Para a partida deste domingo, o atacante Alisson, artilheiro da equipe na Série C, será desfalque. O jogador sofreu uma lesão no tornozelo ainda no primeiro tempo da última partida. Com isso, Bruno Michel deve ganhar um lugar na equipe titular.
No meio-campo, especialmente pela necessidade de um resultado positivo para se manter no G-8, a tendência é que João Burse faça a manutenção da dupla Henrique Rodrigues e Camilo deixando, ao menos na teoria, um time mais leve e ofensivo.
No ataque, Jefinho, autor do gol contra o ABC, deve ser mantido na equipe titular ao lado de Guilherme Pato.
Fala, capitão! 2m4x4o
Um dos jogadores mais experientes do Alvinegro, o zagueiro e capitão Genilson foi o escolhido para falar com a imprensa antes do jogo de domingo. O defensor garantiu que a cabeça do elenco está “tranquila” mesmo com o momento ruim na competição.

“Conversamos essa semana e entendemos que precisamos fazer mais. Não falta dedicação, é ajustar o que tem que ajustar para que as coisas voltem a funcionar novamente. A cabeça de todo mundo está tranquila e focada no que temos que fazer. A missão é colocar o clube novamente na Série B”, garantiu o zagueiro.
Genilson, contudo, itiu que o Figueirense precisa entregar mais mesmo quando tem o placar favorável, como o que aconteceu contra o ABC. Na ocasião o time acabou recuando após abrir o placar e acabou castigado no fim.
“Acredito que nessa ânsia de ter que vencer o jogo, em alguns momentos a gente deixa de jogar. O grupo tem se cobrado bastante quanto a isso, em alguns jogos a gente fazia o gol e continuava intenso e indo para cima para ampliar o placar. E nesses jogos onde oscilamos aconteceu de sofrermos o empate com gols no fim. A gente precisa voltar a jogar mais mesmo quando está na frente do placar”, afirmou o zagueiro.
Rival desfalcado e em má fase 1n1t46
Se a fase do Figueirense não é das melhores, a do Confiança tampouco. A equipe venceu apenas duas vezes na atual edição da Série C e, de quebra, vem para Florianópolis se três dos seus quatro defensores titulares.
O lateral-esquerdo Felippe Borges, o lateral-direito Lucas Mendes e o zagueiro Robson foram expulsos na derrota para o Floresta-CE na última rodada e cumprem suspensão.
FICHA TÉCNICA: 371e1f
Figueirense x Confiança – 9ª rodada da Série C 132j3g
FIGUEIRENSE: Ruan Carneiro; Cedric, Genilson, Rafael Ribeiro e Samuel; Léo Baiano, Henrique Rodrigues e Camilo; Bruno Michel, Jefinho e Guilherme Pato. Técnico: João Burse
CONFIANÇA: Igo Gabriel; Júnior, Raphael, Afonso e Eduardo; Luiz Otávio, André Lima e Vico; Willians Santana, Rafael Furtado e Lucas Rian. Técnico: Gerson Gusmão
Arbitragem: Paulo José Souza Mourao (MA) apita a partida, auxiliado por Ivanildo Gonçalves da Silva (MA) e Edna Cristina Santos Ferreira (MA)
Onde assistir: Zapping
Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis
Data: 16/6/24
Horário: 16h30