Foi assinada nesta segunda-feira (6), pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, a portaria que regulamenta as competições de futebol profissional em Santa Catarina. Esse aval permite a retomada dos jogos, sobretudo, visando o campeonato catarinense que, nesta quarta-feira (8), volta em sua fase de quartas de final.

O comunicado, apesar desse aval, lembra uma série de medidas que precisam ser adotadas para que a volta da competição não tenha que ser, novamente, interrompida.
Dentre as implicações, está a proibição da presença de público nos estádios ou até mesmo arredores. Os clubes, da mesma forma, precisam atuar com número reduzido de funcionários em dias de jogos e é proibida a aglomeração de torcedores e torcidas organizadas.
Esse alerta, segundo o comunicado, já era tratado “há semanas com representantes médicos das entidades”.
A portaria cita também que todos os atletas e trabalhadores devem ser submetidos à avaliação antes de cada treino e jogo, limita o uso de áreas comuns e requere que avaliações médicas sejam constantes. A regulamentação também proíbe o ao gramado de integrantes da imprensa que não sejam os cinegrafistas das emissoras detentoras das transmissões.