
A estreia do Figueirense na Série C não foi como os mais de 7 mil torcedores queriam. Mesmo com o gol de Marlyson, artilheiro da equipe no ano, o Alvinegro tomou o empate e ficou no 1 a 1 com a Ponte Preta neste sábado (12).
A partida teve um primeiro tempo de pouco brilho, muito sono e muitos erros, mas na etapa final ganhou em emoção com defesas dos goleiros e os gols de Marlyson e Serginho.
No time para a estreia, o técnico Thiago Gonçalves escalou quatro jogadores que chegaram após a eliminação no Catarinense. Lucas Dias, Breno, Flávio e Renan eram as caras novas que o torcedor ainda não conhecia.
Lucas formou a zaga com Ligger, os volantes Breno e Flávio comandaram o meio com João Lucas e Renan atuou na frente, com velocidade e buscando o jogo pelo lado esquerdo ou puxando para dentro para chutar.
Apesar das novidades, o primeiro tempo foi mais do mesmo de alguns jogos do Catarinense: dificuldade de criar, muitos erros de e e nenhum lance de perigo.
Já na segunda etapa foi bem diferente. Breno saiu ainda na etapa inicial, sentiu uma lesão, e Rafinha Potiguar deu um e maior para defesa. O Figueira até abusou dos cruzamentos, mas em um deu certo.
Em falta pela direita, Samuel cobrou na área e Marlyson, livre, cabeceou com precisão para o gol. Houve festa da torcida, empolgação, mas aí a Ponte Preta mudou o seu estilo.

Se o time de Campinas estava mais acanhado, ou a atacar e o veterano Élvis, com seu biotipo físico diferente dos demais, deu uma boa assistência para Serginho fuzilar o goleiro Fabrício.
Após o jogo, o atacante Marlyson fez uma análise dos lances desperdiçados pelo time, principalmente os contra-ataques rápidos:
“A gente chega ali na frente e tem que tomar a decisão, às vezes é a decisão errada. A gente tem treinado o nosso contra-ataque com os pontas que são de velocidade, mas as coisas não aconteceram”, disse.
Lances de Figueirense x Ponte Preta 2tx5j
Primeiro tempo 493k56
- 8min – LONGE! Samuel teve a chance em uma fala na frente do gol, mas isolou!
- 29min – CHUTOU! Jogo sonolento, mas João Lucas avançou pela esquerda e chutou para o gol, mas sem direção e pouca força.
- 37min – O lance de maior perigo da primeira etapa foi aos 37 minutos, em chute de longe de Jean Dias que ou à esquerda do gol.
Segundo tempo 4s2e13
- 8min – NA ÁREA! Léo Maia cobrou falta na área, Ligger subiu de cabeça, mas o goleiro pegou tranquilo.
- 15min – UUHH! Figueira saiu em contra-ataque rápido, Renan recebeu na esquerda, driblou e chutou forte para o gol. A bola desviou e foi escanteio.
- 17min – GOOOL! Marlyson! O camisa 11 do Figueirense cabeceou com precisão depois da cobrança de falta de Samuel para abrir o placar.
- 21min – PEGOU! Samuel arriscou chute da entrada da área e o goleiro da Ponte pegou em dois tempos.
- 27min – PERDEU! Figueira saiu rápido e ficou com quatro contra um. Samuel tocou para Nem, que deixou Kayke na cara do gol, mas o camisa nove chutou pressionado e mandou por cima.
- 29min – GOOOL! Serginho empatou para Ponte após o Figueira vacilar no rebote, Élvis acertar uma bela assistência e o camisa 37 estufou as redes com uma bomba.
- 44min – QUASE! Figueira fez bela jogada, com toque na área e Gabriel Santiago, de calcanhar, quase marcou
Agenda do Figueira 355l5r
- Domingo – 20/4 – Tombense x Figueirense – 16h
- Sábado – 26/4 – Retrô x Figueirense – 16h
FICHA TÉCNICA – 1ª RODADA – SÉRIE C 2025 147246
FIGUEIRENSE: Fabrício; Léo Maia, Lucas Dias, Ligger e Samuel (Leonan); Breno (Rafinha Potiguar), Flávio e João Lucas (Gabriel Santiago); Renan (Wellington Nem), Marlyson (Kayke) e Felipe Augusto. Técnico: Thiago Carvalho.
PONTE PRETA: Diogo Silva; Maguinho (Pacheco), Wanderson, Saimon e Danilo Barcelos; Léo Oliveira (Élvis), Luiz Felipe (Toró), Serginho (Rodrigo) e Artur; Victor Andrade (Dudu) e Jean Dias. Técnico: Alberto Valentim
GOLS: Marlyson (FIG), aos 17min do 2ºT; Serginho (PON), aos 29min do 2ºT.
CARTÕES AMARELOS: Marlyson (FIG); Léo Oliveira, Wanderson, Artur, Toró (PON).
ARBITRAGEM: Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ), auxiliado por Gustavo Mota Correia (RJ) e Thayse Marques Fonseca (RJ).
PÚBLICO: 7.217
RENDA: R$ 144.347,00
LOCAL: Estádio Orlando Scarpelli
DATA: 12/04/2025
HORA: 16h