Estádio da Ressacada foi uma revolução no futebol da Capital. Mudou o futebol e a cidade. – Foto: Marco César/Acervo Adalberto Klüser/ND
Percebam na foto que ilustra esta postagem, o que era o estádio da Ressacada no dia da sua inauguração, há exatamente 40 anos. Uma construção “gigante” praticamente no meio de nada. Dá para visualizar no máximo 5 casas no entorno do que seria a nova casa do Avaí Futebol Clube. Dá para imaginar, portanto, o que representou a inauguração do estádio na época.
15 de novembro de 1983. Florianópolis ainda era uma pacata cidade. Nesta data o Avaí aria a viver novos ciclos da sua história. O seu antigo estádio, o Adolfo Konder, que ficava onde hoje é um shopping, na Beira Mar, era um campo acanhado, com pouca grama, ferrugem nos alambrados e muito limo nas arquibancadas de cimento. A troca na época na época com uma construtora chegou a ser questionada. “Jogar na fim do mundo, não vai dar certo”.
Na foto, um jogo do Avaí pelo estadual de 1980, no saudoso estádio Adolfo Konder, onde fica atualmente o Shopping Beira Mar, no Centro da capital. O espaço careca onde o goleiro atuava seria inimaginável no belo gramado de hoje da Ressacada. Os eucaliptos atrás das traves eram uma característica do saudoso estádio. Futebol raiz. – Foto: Acervo Adalberto Klüser/ND
Pois o tempo provou que deu muito certo. Hoje o estádio Aderbal Ramos da Silva é um dos estádios mais modernos do Brasil. Já foi palco de 3 jogos da Seleção Brasileira e local de várias festas da torcida azurra recepcionando os maiores times do país. E como dito no início, possibilitou o crescimento no entorno com importantes comércios e lindas casas. Um cenário muito diferente da foto acima. Parabéns, Ressacada pelos seus 40 anos.
Estádio da Ressacada com o escudo do Avaí – Foto: Katia de Paula/ND