O Figueirense foi surpreendido na quarta-feira com o anúncio de que sofreu um transfer ban, que a partir de 8 de abril não poderá mais inscrever jogadores até que quite uma dívida reclamada no CNRD (Câmara Nacional de Resolução de Disputas).

Porém, outros clubes já aram pelo mesmo problema de não conseguir regularizar os reforços. Aliás, clubes gigantes do futebol mundial sofreram a mesma sanção que o Alvinegro.
Antes de mais nada, o transfer ban é uma punição istrativa que pode ser imposta pela Fifa, no âmbito mundial, ou também pelo CNRD, da CBF, em casos no Brasil. No entanto, os clubes brasileiros também podem ser impedidos pela entidade máxima do futebol.
O Santos é um exemplo recente, em março. O clube santista tinha uma dívida pela contratação do meia Cueva com o Krasnodar, da Rússia. O time russo entrou com pedido na Fifa para receber e o Peixe ficou impedido de registrar jogadores caso não pague R$ 19 milhões da dívida feita em 2019.
Outro clube que teve problema foi o Barcelona, em 2014. Os Culés realizaram uma contratação internacional de um atleta com menos de 18 anos, violando um dos regulamentos. O transfer ban fez com que o time não pudesse contar com Arturo Vidal e Arda Turam.
Em 2023, o Vitória ou pelo mesmo problema do Figueirense no CNRD. O clube baiano teve de quitar uma dívida de R$ 1,3 milhão em dezembro para poder contar com jogadores na abertura da janela de transferências. O CNRD solicitou à Fifa o transfer ban e o Rubro-Negro só se livrou pagando.
Mais casos de transfer ban 414i5m
O caso do Figueirense é de um grupo de credores, entre atletas e outros profissionais, que entraram com pedido no CNRD para receber o acordo já feito com o Alvinegro. A punição do Figueira ará a valer na segunda-feira (8) e valerá por seis meses, sendo extinguida em caso de pagamento ou por efeito suspensivo pedido pelos advogados.
O multimilionário Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo e Talisca, ou pelo problema em julho de 2023. O Leicester cobrava 460 mil euros pela negociação do atacante Ahmed Musa. Só depois de paga a dívida é que a equipe pode inscrever Sadio Mané, Brozovic, Laporte, Alex Telles e Fofana.
No Brasil, clubes como Vasco, Atlético-MG, Coritiba, Goiás, Cruzeiro e Corinthians já sofreram sanções de não conseguir inscrever novos reforços.
Nota do Figueirense sobre a proibição 1529x
O Figueirense registrou nesta semana o atacante Bruno Michel e deve confirmar nesta sexta o goleiro Ruan Carneiro e o lateral Samuel no Boletim Informativo Diário, da CBF.
“O Figueirense Futebol Clube SAF (“Figueirense SAF”) vem a público informar que, nesta data, teve conhecimento de que lhe foi aplicada pela Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) a punição conhecida como transfer ban.
O Figueirense SAF está adotando as medidas necessárias para resolver todas as questões que possam impactar de qualquer modo o andamento dos trabalhos que vêm sendo realizados na reestruturação do futebol do Figueirense SAF, inclusive a montagem de equipe para a disputa das importantes competições que se em breve terão início”.