Uma sobremesa que conquistou o mundo inteiro. Diz na certidão de nascimento que os profiteroles surgiram na França. Mas lendo melhor o “documento”, nas letras miúdas ao pé da folha a gente descobre que deveu-se à italiana Catarina de Médici (1519-1589), que se tornou rainha consorte da França pelo seu casamento com Henrique II, rei até 1549. Feita com uma massa levíssima chamada choux, e recheada, originalmente, de crème pâtissiere, agora com recheio de sorvete de creme eles recebem um banho de calda quente de chocolate. O que poderia ser mais maravilhoso nesses dias de inverno?

Gourmet Experience
Rede de supermercados gourmet mais antiga da cidade está comemorando 21 anos. Para celebrar, nos dias 31/8 e 01/9 fará uma Gourmet Experience, com o objetivo proporcionar conhecimento e experiências prazerosas com os melhores Sabores do Mundo. O Chef chocolatier Diego Lozano dará uma aula-show, paralela a degustações comentadas e uma feira gastronômica. Além dele, também participarão os chefs Vilmar Turnes e Marcos Livi. Ingressos nas lojas da rede de supermercados e www.sympla.com.br

Oficina de cafés
“Cafés, Segredos e Sabores” é a oficina que acontecerá neste sábado (18), na Lagoa da Conceição, das 9h às 12h. O curso vai falar sobre o universo dos cafés especiais e o processo de produção, da fazenda até a xícara, e será ministrado pelo barista e mestre de torra Joshua Stevens, que também ensinará a fazer em casa um café de qualidade, “de impressionar” São apenas oito vagas e as inscrições podem ser feitas pelo [email protected] e custam R$ 150,00. Haverá novas turmas em setembro.

Temperos fresquinhos
A pizzaria que acaba de abrir suas portas no SC 401 Square Corporate, tem encantado pela sua hortinha vertical que “conversa” bem com decoração, uma mistura harmoniosa de materiais reciclados. Os temperos orgânicos usados na produção das pizzas e demais pratos do menu são colhidos, frescos, nos vasinhos que enfeitam e perfumam o ambiente.

Profiteroles
1 colher (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de água (200ml)
1 pitada de sal
¼ de xícara (chá) de manteiga
1 xícara (chá) de farinha de trigo
3 ovos
Para rechear: Sorvete de creme ou de outro de sua preferência
Calda:
1 xícara (chá) de açúcar refinado
5 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (chá) de manteiga
1. Em uma a, adicione o açúcar, a água, o sal e a manteiga e leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e acrescente de uma única vez a farinha peneirada, mexa até que a massa fique homogênea e solte da a. Em uma batedeira, bata a massa até amornar e adicione os ovos, um a um, misturando bem entre cada adição.
2. Coloque a massa em um saco de confeitar com bico perlê e faça bolas com aproximadamente 2,5 cm de diâmetro sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Asse em forno preaquecido por 200°C por 20 minutos. Diminua a temperatura para 180°C e asse por mais 15 a 20 minutos ou até ficarem douradas, firmes e sequinhas. Reserve.
3. Calda: em uma a, adicione o açúcar refinado, o chocolate em pó, o leite e a manteiga e cozinhe em fogo médio até engrossar levemente. Reserve até esfriar.
4. Montagem: corte as massas ao meio e recheie com o sorvete de creme, cubra com a calda de chocolate e sirva em seguida.
5. Fonte: Cozinha Experimental União www.ciauniao.com.br
Crème pâtissière (creme de confeiteiro)
4 gemas de
6 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa rasas) de maisena
2 xícaras (chá) de leite integral
½ fava de baunilha ou o equivalente em sementes de baunilha
1. Em um bowl bata as gemas com o açúcar e a maisena até obter um creme claro e fofo.
2. À parte, leve para ferver o leite com as sementes e a fava de baunilha.
3. Quando o leite estiver fervente, retire do fogo e acrescente-o aos poucos, batendo sem parar, à gemada. Cuidado para não cozinhar a gema nesta fase!
4. Volte esse creme para a a. Em fogo baixo, mexa sem parar até que o creme fique bem consistente. Desligue, retire da a e deixe esfriar. Retire a fava de baunilha. Até aqui temos o creme de confeiteiro