Não é só o brasileiro que ama feijão. Encontrei essa receita inglesa de homus de feijão preto e fiquei encantada! Confesso que até um pouco até invejosa de nunca ter pensado nisso. Os mexicanos já tinham nos mostrado essa preferência comum, com suas pastas e feijões temperados. Onde tem feijão tem festa!

Neste sábado tem …
Noite do saquê – com a presença do sommelier de saquês Alfredo Jun Hyakutake, que fará uma degustação da bebida-símbolo japonesa, o Dōkyo – Japan Food & Bar realiza neste sábado a 1ª Noite do Saquê. As sakerinhas da casa serão servidas em dobro nesta ocasião. (foto)
Brunch – O Shack fará todos os sábados, a partir deste (quando comemora seu 1º ano), brunch assinado pelo chef Emerson Kim, a partir das 11h. O nome foi criado emendando o café da manhã com almoço, em inglês (“breakfast” mais “lunch”) e por si só já se explica.

Sempre um bom presente
O livro Larousse da Confeitaria (Editora Alaúde) traz os segredos dos grandes clássicos, as sobremesas mais populares e criações inovadoras em receitas com o a o ilustrado, tudo com o aval da maior e mais renomada escola de culinária do mundo, a Le Cordon Bleu. São 100 receitas ilustradas e o livro lista ainda os principais utensílios, descreve sua função e dá dicas de como melhor utilizá-los.

Antepasto de feijão fradinho
Corte um pimentão vermelho em cubos e reserve. Em uma a, aqueça 100ml de azeite e frite 400 g de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada. Acrescente uma cebola roxa picada e o pimentão, e refogue até secar. Disponha o refogado em um refratário e, quando frio, junte 300g de feijão-fradinho cozido al dente e escorrido, dois talos de alho-poró branqueados, ½ xícara (chá) de pimenta biquinho e ½ xícara (chá) de cheiro-verde. Se necessário, ajuste o sal e o azeite. Deixe em refrigeração por até sete dias
Dica: Sirva com salada de mandioca. Receita assinada pela chef Gil Gondim, e está no seu livro Conservas do Meu Brasil – Compotas, Geleias e Antepastos.

Homus de feijão-preto e sementes de abóbora
1 lata (400 g) de feijão preto
1 pimenta verde sem o cabo e grosseiramente picada, mais pimenta picada, o suficiente para finalizar
Um maço pequeno de coentro grosseiramente picado, mais coentro picado, o suficiente para finalizar
Raspas da casca e suco de 1 limão
1 colher (sopa) de xarope de bordo ou melado de cana
Um bom punhado de sementes de abóbora
Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora
Um bom fio de azeite de oliva
1. Uma combinação mexicana clássica por uma razão – é muito apreciado e delicioso com tortilhas chips feitas em casa. Coloque todos os ingredientes, à exceção da quantidade extra de pimenta e coentro no processador e bata até obter a textura desejada. Prove e adicione mais sal e pimenta-do-reino, se desejar, e mais azeite ou água, se estiver muito espesso. Transfira para uma tigela. Misture a pimenta e o coentro extras com um pouco de azeite e regue a mistura.
2. A receita é da chef Anna Jones, cozinheira britânica e pupila de Jamie Oliver, e está no livro “Um jeito moderno de comer”, lançamento da Editora Alaúde.