Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, agora pode também ser considerada a cidade com a maior coxinha do Brasil. O recorde foi registrado pela Rank Brasil neste domingo (26), em um evento que teve até competição para ver quem comia mais rápido.

Com 32,31 kg, quase o triplo do recorde anterior, a coxinha elaborada pelo Lucas Daniel da Cruz usou mais de 13 quilos de frango para o recheio, 7,5 kg de farinha.
A Rank Brasil é a instituição que auditou o recorde. A marca anterior era de uma iguaria de 11,106 kg, mas a de Navegantes conseguiu bater 32,31 kg.
Competição 86dv
Além de exibir a maior coxinha do Brasil, o evento na Praia do Gravatá recebeu também uma competição. Quem conseguisse comer uma coxinha de 1 kg em até 10 minutos ganharia prêmios.
Segundo o organizador do evento e idealizador do recorde, Lucas Daniel da Cruz, o evento foi um sucesso e atraiu atenção de pessoas de todo o país, que acompanharam pelas redes sociais.
Recorde foi registrado neste domingo (26) – Vídeo: Dom Cruz/Divulgação/ND
Tradição de família 2z1y3k
Lucas conta que a tradição de trabalhar com salgados vem de família e já dura décadas. Os avós dele já faziam da iguaria o ganha-pão há mais de 34 anos. “Eu praticamente cresci dentro de uma cozinha”, relembra Lucas.
“A gente pega gosto pelo que faz”, conta. O idealizador e agora recordista fez faculdade de gastronomia e já foi coordenador de produção em uma padaria por sete anos. O trabalho com salgados já dura quase cinco anos.
A ideia de fazer eventos diferentes para atrair mais clientes veio após a crise causada pela pandemia de Covid-19. Inicialmente, ele começou a disponibilizar coxinhas de 1 kg para quem conseguisse devorar o salgado em até 10 minutos.
Incentivado por colegas, Lucas pensou em recriar a coxinha gigante de 11 kg, até então, a maior do Brasil. No teste inicial, ele conseguiu fazer uma de 22 kg.