O inverno em Florianópolis está mais quente que muitos dias de verão, por isso nada melhor que sair do trabalho ou de um dia cheio e comer churrasco com a carne no ponto de deixar qualquer um salivando, farofa, vinagrete e, de quebra, ainda tomar um chopp.
Essa parece ser a descrição de uma clássica sexta-feira à noite, mas é, na verdade, o que encontramos todos os dias da semana no Churrasquim, um restaurante no coração da Beira-Mar Norte. E foi lá onde dei uma ada esta semana, para conhecer o menu especial do festival gastronômico Floripa Gourmet.

O espaço existe há 14 anos e é um dos 13 restaurantes do festival, que junta pratos deliciosos “no precinho”. Sim, por apenas R$ 89,90 você consegue comer uma bela entrada, um suculento prato principal e uma sobremesa deliciosa. Com opções de mesas na rua, que dão um ar boêmio, o local é uma ótima pedida para amigos e familiares se encontrarem.
Queijo derretido e linguiça com farofa
Ao chegar no Churrasquim já senti um clima de fim de semana, daqueles com reuniões de família repletas de parentes. Vinda de uma família tradicionalmente gaúcha, churrasco é coisa séria dentro da minha origem. Sendo assim, não pode faltar aquela entrada deliciosa, que vejo em absolutamente todas as nossas reuniões familiares, que combina linguiça com farofa.
No entanto, a proposta do Churrasquim é te fazer ter a mesma experiência, mas de uma forma um pouco diferente. A tradicional linguiça é trocada por uma combinação divina com queijo, que derrete na boca e é flambado pelo garçom na hora, quando o prato chega à mesa.
De acompanhamento, claro, uma farofa com bacon e vinagrete – não há nada mais brasileiro que esta salada. Os acompanhamentos são bem servidos, mas não a ponto de nos deixarem incapazes de aproveitar o que está por vir.
Entrecôte em tiras com molho de ervas
O prato principal chega logo depois da entrada e, particularmente, foi meu preferido. Em uma chapa quente, tiras de entrecôte se mesclam com um molho com ervas, vinagrete e batatas fritas.
As batatas não estavam oleosas, pelo contrário, traziam sabor sem pesar no estômago. Já a carne, a melhor parte, vem com um tempero delicioso, o tipo de tempero que você vai comer e ficar se perguntando qual combinação o forma. Macia, no ponto e suculenta, a carne entrecôte estava de tirar o fôlego.
A explosão de sabor também se mistura com a apresentação. Afinal, a comida é bem tradicional, mas a apresentação nos leva a sentir que estamos em um hotel cinco estrelas.
Cortada em tiras, a carne é perfeita para comer lentamente, apreciando uma caneca de chopp bem gelada – há 7 tipos diferentes de chopp na casa!
A sobremesa
A sobremesa faz parte de um dos carros chefes do restaurante, o espetinho. Com gosto de infância e qualidade, traz a combinação de morango com ganache de chocolate em redução de laranja.
A junção é perfeita para quem não gosta de coisas muito doces, e traz um sabor suave, que não apaga o gosto do morango e nem acende o gosto do chocolate. Você sentirá, perfeitamente, cada um dos elementos.
Outra parte deliciosa da sobremesa é que você não precisa se apegar apenas ao chocolate que vem no espetinho, já que há um pequeno pote de chocolate que acompanha o prato, para você mergulhar o morango o quanto quiser.
Amigos reunidos
O Churrasquim a uma energia de barzinho em um ambiente mais arrumado, com uma apresentação diferenciada do tradicional estabelecimento brasileiro. A decoração é rústica, com algumas imagens de bois, frases sobre espetos e um bar que exibe mangueiras de chopp e bebidas.
Nas paredes, televisões am jogos de futebol e é possível ouvir amigos conversando sobre as partidas.
Entre um lance e outro, o tinir dos copos de chopp se mescla com as risadas de pessoas que se reúnem, religiosamente, toda terça ou quinta-feira no espaço, que fica aberto todos os dias da semana.
Segundo o gerente do local, Antônio Batista, há clientes que frequentam o espaço toda semana há anos. Amizades que começaram na infância, no trabalho, na faculdade ou na escola se encontram para jogar conversa fora e comer uma boa comida.
O local comporta cerca de 200 pessoas em dois andares. O de baixo é perfeito para quem gosta de ficar “no agito”, há mais conversas e risadas. Já aqueles que preferem um ambiente mais calmo, o segundo andar é perfeito e, de quebra, tem uma vista para a Beira-Mar Norte.
Horário de funcionamento
Quem quiser visitar o Churrasquim pode conferir os pratos de segunda a sexta-feira, das 17h à 1h, e sábado e domingo, das 12h à 1h.
Nos fins de semana, o local serve também uma tradicional feijoada, perfeita para levar toda a família em um almoço de domingo.
Serviço
- O quê: Festival Floripa Gourmet com menu especial (entrada, principal e sobremesa)
- Onde: Churrasquim, rua Altamiro Guimarães, 60, Centro, Florianópolis
- Quando: 13 de junho a 16 de julho
- Valor: R$ 89,90 por pessoa (não inclui bebidas)