França anuncia prisão de segurança máxima na Amazônia para traficantes e radicais islâmicos b1m12

O projeto de prisão na Amazônia suscitou críticas e evocou a 'Ilha do Diabo', campo de trabalho forçado na Guiana sa para onde criminosos eram deportados 3p1b2u

Ministro Gérald Darmanin anuncia construção de prisão na AmazôniaPrisão na Amazônia anunciada pelo ministro francês será de segurança máxima  – Foto: Reprodução/X/ND

O ministro da Justiça francês, Gérald Darmanin, anunciou no domingo (18) que a França vai construir uma prisão na Amazônia. O complexo terá capacidade para 500 detentos, sendo 60 de segurança máxima.

Segundo Darmanin, a penitenciária será destinada a narcotraficantes, presos radicalizados pelo islamismo e indivíduos que representam ameaça à segurança nacional.

A medida é uma resposta ao crescimento do tráfico de drogas na Guiana sa, território ultramarino da França na América do Sul, assim como a superlotação carcerária. A prisão na Amazônia será construída até 2028 em Saint-Laurent-du-Maroni, na fronteira com o Suriname.

Presídio na Guiana sa será destinado a criminosos altamente perigosos – Foto: Freepik/NDPresídio na Guiana sa será destinado a criminosos altamente perigosos – Foto: Freepik/ND

O objetivo é “afastar permanentemente as cabeças da rede do narcotráfico para não terem mais nenhum contato com suas filiais criminosas”, disse o ministro da Justiça.

Projeto de prisão na Amazônia enfrenta críticas e evoca ‘Ilha do Diabo’ na Guiana sa 6x381c

Após a visita à Guiana sa no domingo, o anúncio de Gérald Darmanin foi alvo de polêmica. Isso porque Saint-Laurent-du-Maroni já foi a principal porta de entrada para prisioneiros ses enviados ao trabalho forçado nos séculos 19 e 20.

A Guiana sa era uma colônia penal, para onde os espiões, presos políticos e traidores da pátria eram deportados. Os campos penitenciários, conhecidos como ‘bagne’ na França, operaram de 1795 a 1953 na Guiana.

Além de cumprir pena na metrópole, todos os condenados a menos de oito anos de trabalho forçado deviam servir o mesmo tempo novamente na colônia. Quem era sentenciado a mais de oito anos cumpria prisão perpétua.

Ilha do Diabo na Guiana saIlha do Diabo na Guiana sa era usada como campo de trabalho forçado para prisioneiros – Foto: Divulgação/ND

O campo mais famoso se localizava na Ilha do Diabo e abrigou o capitão Alfred Dreyfus, condenado injustamente à prisão perpétua por traição na França e enviado à Guiana sa em 1894.

O local inspirou o filme “Papillon”, dirigido por Franklin J. Schaffner em 1973, no qual Steve McQueen interpreta um arrombador de cofres condenado à prisão perpétua e transferido à Ilha do Diabo.

Representantes locais da Guiana sa protestaram contra o projeto da prisão na Amazônia, denunciado uma “volta do bagne”. Em resposta, o ministro Gérald Darmanin esclareceu que a penitenciária não será destino de deportados ses como no ado.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Infraestrutura 593s2j

Infraestrutura

Ilha submersa do tamanho da Islândia pode expandir território do Brasil c4e4n

Formação geológica de ilha submersa no Atlântico pode expandir o território brasileiro e liberar ace ...

Infraestrutura

Maior bairro de Chapecó terá mais de 40 ruas asfaltadas; saiba quais 461250

Com 20 km de pavimentação, pacote contempla ruas asfaltadas em loteamentos como Alice, Ipê, Mirante ...

Infraestrutura

Morador teme que rio avance para dentro de casa e cobra socorro da prefeitura em cidade de SC 5m1w3i

Com receio de inundação, morador de Criciúma cobra ação do poder público para conter avanço do rio ...

Infraestrutura

Não é o Egito! Veja qual é o país com mais pirâmides no mundo inteiro 35f2b

Apesar de ser o mais famoso, o Egito não lidera o ranking. O país com mais pirâmides fica localizado ...