SC conquista o 1° lugar em Segurança Pública no Ranking Nacional de Competitividade 446q36

Florianópolis lidera o ranking de cidade mais competitiva do Brasil, com destaque para a elevação na qualidade da saúde 6k6214

O Ranking Nacional de Competitividade divulgou nesta quarta-feira (23) o relatório de 2023 e colocou Santa Catarina no 2° lugar do ranking geral, atrás apenas de São Paulo, com destaque para o 1° lugar em Segurança Pública, Capital Humano e Sustentabilidade Social.

Ao mesmo tempo, Florianópolis lidera o ranking de cidade mais competitiva do Brasil, com destaque para a elevação na qualidade da saúde.

A cidade de Florianópolis é a cidade mais competitiva do Brasil segundo o Ranking Nacional de CompetitividadeFlorianópolis é classificada como a cidade mais competitiva do Brasil – Foto: Leonardo Sousa / PMF / Divulgação / ND

O ranking avalia 10 pilares com base em 99 indicadores. O objetivo do estudo é oferecer dados e métricas que auxiliem na tomada de decisões, para que líderes possam desenvolver políticas públicas assertivas e empresas privadas saibam onde investir os seus recursos.

As piores colocações de Santa Catarina foram em Sustentabilidade Ambiental (5° posição) e Solidez Fiscal (7° posição). Além disso, obteve o segundo lugar em ESG (Governança ambiental, social e corporativa) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

O governador Jorginho Mello comentou sobre o feito: “Esse ranking reflete a nossa gente. Um povo que trabalha muito e faz acontecer. Cabe ao poder público criar as oportunidades e é isso que estamos fazendo. É um esforço coletivo do Estado e toda a sociedade”.

O notável avanço em Capital Humano, que apresentou um impressionante ganho de 23 posições neste último ano, deve-se principalmente à formalidade no mercado do trabalho e à inserção econômica de jovens e adultos. Por outro lado, o estudo destaca a necessidade de melhorias nos custos da mão de obra.

Vista de Blumenau, cidade de Santa Catarina – Foto: Getty Images / iStockphoto/ NDVista de Blumenau, cidade de Santa Catarina – Foto: Getty Images / iStockphoto/ ND

A liderança em Sustentabilidade Social pode ser explicada pela reduzida desigualdade de renda do Estado, assim como a baixa mortalidade infantil e a existência de poucas famílias abaixo da linha da pobreza, comparado aos outros 27 estados da federação. No entanto, o estudo ressalta o alto custo do saneamento básico como principal desafio.

O bom desempenho em Segurança Pública se deve principalmente à redução do déficit carcerário e da morbidade do trânsito, bem como a manutenção da segurança pessoal e patrimonial do Estado. O avanço no sistema de Justiça Criminal também é destacado. Não obstante, o ranking indica a urgência de repensar políticas públicas para combater a violência sexual.

Santa Catarina manteve-se entre os três primeiros estados em Inovação, Eficiência da Máquina Pública e Infraestrutura, mas ficou em quarto lugar no quesito Potencial de Mercado. O Ranking Nacional de Competitividade foi conduzido pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com as organizações Gove e a Seall, e avalia diferentes áreas.

De acordo com Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP, entidade responsável pela pesquisa, “os dados do ranking devem contribuir com uma gestão pública dos municípios baseada em evidências concretas. “É acabar com o ‘achismo’ e ar o olhar para indicadores e para performance”.

Os principais desafios de Santa Catarina são a sustentabilidade ambiental e a solidez fiscal. O relatório destaca a solvência fiscal como um problema importante no estado, além da recuperação lenta de áreas degradadas e da falta de transparência nas ações de combate ao desmatamento.

Florianópolis é a cidade mais competitiva do Brasil l292c

A capital, Florianópolis, lidera o ranking de cidade mais competitiva do Brasil, à frente de São Paulo (2ª posição) e Porto Alegre (3ª posição). A pesquisa avaliou as 410 cidades brasileiras que possuem população superior a 80 mil habitantes. Para este estudo, o CLP avaliou 65 indicadores importantes para os municípios, incluindo a taxa de matrícula no ensino básico e o tempo de abertura de uma empresa.

O excelente desempenho da capital catarinense deve-se, sobretudo, ao capital humano, a capacidade de inovação e dinamismo econômico. A qualidade da saúde é o principal destaque, tendo em vista sua surpreendente escalada de 26 posições desde o ano ado para ocupar o topo do ranking.

Por outro lado, Florianópolis apresenta ainda muitos desafios como o saneamento básico, as telecomunicações e a qualidade da educação —esta última despencou 26 posições e se encontra na posição 247 do ranking.

Sobre o Ranking Nacional de Competitividade 4x1m48

O Ranking Nacional de Competitividade existe desde 2011 e tem como objetivo auxiliar os governos locais na implementação de políticas e na gestão de recursos. A entidade utiliza a metodologia SEALL, que recentemente incorporou métricas de sustentabilidade e fortaleceu a relevância da sua ferramenta.

Para mais informações sobre o ranking de 2023, e o relatório completo através no site.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Infraestrutura 593s2j

Infraestrutura

São José 2050: foco nas pessoas e no desenvolvimento sustentável 6g2b4j

Em entrevista exclusiva, o prefeito Orvino Coelho de Ávila elenca os feitos do trabalho realizado de ...

Infraestrutura

Ilha submersa do tamanho da Islândia pode expandir território do Brasil c4e4n

Formação geológica de ilha submersa no Atlântico pode expandir o território brasileiro e liberar ace ...

Infraestrutura

Maior bairro de Chapecó terá mais de 40 ruas asfaltadas; saiba quais 461250

Com 20 km de pavimentação, pacote contempla ruas asfaltadas em loteamentos como Alice, Ipê, Mirante ...

Infraestrutura

Morador teme que rio avance para dentro de casa e cobra socorro da prefeitura em cidade de SC 5m1w3i

Com receio de inundação, morador de Criciúma cobra ação do poder público para conter avanço do rio ...