O governador Jorginho Mello (PL) anunciou nesta terça-feira (28), durante uma coletiva de imprensa na Celesc, o lançamento de uma licitação para fevereiro de 2024 para a construção de três novas barragens no Alto Vale do Itajaí.
Barragem de José Boiteux ficou cheia durante fortes chuvas neste ano; SC pretende construir mais três barragens – Foto: Imagens cedidas/RedeWebTV/Reprodução/ND
As barragens deverão ser construídas em Trombudo, Mirim Doce e Laurentino com um orçamento estimado de R$ 60 milhões cada uma. O propósito é mitigar o impacto das cheias no Alto Vale do Itajaí, região que sofreu severamente com as chuvas neste ano.
“Nós estamos preocupados com a cheia. Faz 40 anos que se fala no projeto. Nós vamos dar o primeiro o para amenizar o sofrimento das pessoas que querem se mudar de lá”, disse o governador.
Celesc vai operador barragens de contenção 3dt1d
Jorginho Mello também anunciou que a Celesc assumirá a operação remota das barragens de contenção do Estado. A companhia catarinense já opera 12 centrais hidrelétricas e adaptará sua sala de comando para controlar as barragens remotamente dentro de aproximadamente 90 dias.
Jorginho Mello (PL) anunciou licitação para três novas barragens em SC – Foto: DAIANE NORA/ND
“O gerenciamento das barragens é uma necessidade. A gente sofreu tanto nas cheias, que estamos ando as nossas barragens para serem gerenciadas pela Celesc. Pra gente não precisar mais ir de madrugada fazer a abertura manual. Vamos fazer de forma mais inteligente e moderna”, diz Jorginho Mello.
O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, explicou que a companhia já possui expertise na operação.
“Já fazemos isso tudo nas usinas que são nossas. Aqui da sede, nós temos uma sala de comando que cuida de todas as hidrelétricas remotamente. É uma questão de adaptar às barragens de contenção de cheias para operar elas daqui também, de forma simples, tranquila e sem gerar os transtornos que tivemos nas chuvas adas”.
Projeto Energia do Bem 2f3y6v
Ainda durante a coletiva, foi informado o acordo entre o governo do Estado e a Celesc, no valor de R$ 13,5 milhões, para beneficiar 6 mil famílias de baixa renda atingidas pelas enchentes. A iniciativa distribuirá 2 mil geladeiras, 6 mil chuveiros e 18 mil lâmpadas de LED para as famílias mais afetadas.