‘Titanic’ submerso dificulta entrada de grandes navios ao canal do rio Itajaí-Açu 2e2r5e

Restos do navio estão no fundo do canal há 130 anos 6g2z2t

Destroços de uma embarcação do Século XIX que descansa há 130 anos no rio Itajaí-Açu ameaçam a operação de grandes navios que necessitam entrar no canal rumo aos portos de Itajaí e Navegantes.

Isso porque o Navio Pallas, que era utilizado para transportar itens frigoríficos, está localizado próximo ao Saco da Fazenda, na área do giro dos navios que entram no canal.

Desenho do navio Pallas naufragado em ItajaíNavio inglês está no fundo do canal há 130 anos – Foto: Divulgação

“Ele é um problema para o tamanho dos navios que têm que entrar em um porto que está sendo dimensionado para os navios de 366 metros. Os portos que não atenderem os navios deste tamanho estão praticamente fora dos trajetos principais”, explica o curador-geral do Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina, professor Jules Soto.

De acordo com Jules, a margem de segurança utilizada atualmente para a entrada das embarcações já está em risco. Por isso a necessidade de pôr em prática um plano de ação para o correto manejo dos destroços e, por fim, a dragagem para o aumento do canal.

Vista da entrada do canal do rio Itajaí-AçuDestroços estão próximos à entrada do canal – Foto: Divulgação/ND

“Esse navio tem que ser trabalhado arqueologicamente,  historicamente, e na medida do possível, conforme os resultados, ser retirada uma parte dele que possibilite essa dragagem e o giro de navios maiores”, diz.

O Navio Pallas encalhou em 1893 e foi identificado no canal em 2018, ano em que o projeto para seu desencalhe foi feito. Ele tem 67 metros de comprimento e está partido ao meio próximo ao território navegantino.

Incidente do Navio Pallas 1q2z1i

Construído na Inglaterra em 1891, o Pallas transportava carne entre os portos do Rio de Janeiro e Buenos Aires. A embarcação encalhou dois anos depois de pronta, durante a Revolta Armada. O local de encalhe não era rio, e sim a Praia de Navegantes.

“A entrada da boca do Rio Itajaí era voltada para o Norte. Não existiam os molhes, então era uma foz do rio direto no mar, que tinha um canal. Esse canal era relativamente raso, e acredita-se que o comandante, que não estava de acordo com o sequestro do navio, jogou o navio na praia, encalhando-o propositalmente”, explica o pesquisador.

Desenho do navio PallasDesenho mostra as dimensões do navio encalhado – Foto: Divulgação

“Outros dizem que nunca um navio daquele tamanho entraria em Itajaí, pela condição da barra daquele dia. Então, de uma forma ou de outra, o comandante tinha ciência que o navio ia encalhar”, finaliza Jules.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Infraestrutura 593s2j

Infraestrutura

Ponte ville: custo, traçado e quem ganha com a maior obra viária da história da cidade 5k1to

Obra ligará as zonas Sul e Leste de ville, com 980 metros de extensão sobre área de mangue e inv ...

Infraestrutura

Área urbana de ville pode crescer 32 km² com criação de distrito industrial; entenda 6f5r48

Com o tamanho de cerca de 4.480 campos de futebol, território fica no limite com Araquari e Guaramir ...

Infraestrutura

Brusque diz que falta verba para instalar guardrails na Beira Rio após acidente fatal 405j37

Morte de moradora de Brusque no Rio Itajaí-Mirim no domingo (25) reacendeu debate público sobre falt ...