Jovens mostram testes positivos para Covid-19 e festas com aglomerações – Foto: Reprodução/TikTok
Uma nova trend no TikTok surgiu a partir de um áudio que fala em inglês “esse sou eu, e você provavelmente deve estar se perguntando como cheguei nessa situação”. Nas imagens, os usuários mostram o teste positivo para Covid-19 e, logo em seguida, uma música animada começa a a ser a trilha sonora de momentos de curtição – fotos e vídeos do mesmo jovem – em baladas com aglomerações.
O áudio já havia sido usado mais de 1.500 vezes até esta quinta-feira (6). Há vídeos do mundo todo e o primeiro somava quase 200 mil visualizações até então. Em um dos vídeos, uma menina chega a mostrar 11 testes positivos.
Há quem não concorde com a ideia e mostre outro lado. É o caso da médica Julia Melo, e 25 anos, que usou a rede social para entrar na trend de forma diferente. Ao invés de vídeos de baladas e aglomerações, a jovem mostrou que estava trabalhando em um hospital quando foi infectada por um vírus, que segundo testes feitos não era Covid-19.
A médica concorda que os eventos foram liberados mas pondera que acha que “a trend romantizou e deixou ‘descolado’ ficar gripado. Como se valesse a pena pegar Covid porque a festa foi boa”.
Julia também relata que o hospital em que ela trabalha está cheio e que chega a atender mais de 30 pessoas em uma única manhã. Em relação ao vírus que foi infectada ela conta que ainda sente cansaço mas voltou a trabalhar pois só tem mais um médico na unidade de saúde em que atua em Belo Horizonte. “A gente simplesmente não tem mão de obra suficiente pra arcar com tudo com esse aumento de casos”, desabafou a médica.