Os anéis de Saturno enfrentam uma ameaça que podem fazer com que eles desapareçam. A descoberta chocou pesquisadores da Nasa, que tentam desvendar o mistério acerca do assunto.

As informações são do R7. Segundo o jornal Daily Star, os cientistas da Nasa perceberam que os anéis de Saturno estão diminuindo e podem desaparecer. No entanto, a razão para a extinção ainda é um mistério para a agência espacial.
Os astrônomos realizaram as primeiras observações do fenômeno foram feitas na década de 80 pelas sondas Voyager 1 e 2, mas agora com imagens do Telescópio Espacial James Webb e do telescópio Keck no Havaí, novos dados foram coletados.
Cientistas estimam prazo para desaparecimento dos anéis de Saturno 5n2iv
Segundo o dr. James O’Donoghue, o principal pesquisador do estudo, ainda não se sabe exatamente com que rapidez o desgaste acontece. Conforme O’Donoghue, a pesquisa sugere que os anéis farão parte de Saturno por mais 300 milhões de anos. Ele explica que na astronomia, isso não é considerado muito tempo:
“Isto pode parecer muito tempo, mas na história do universo esta é uma morte relativamente rápida. Poderíamos ter muita sorte de estar por perto em uma época em que os anéis existem”.
A hipótese mais aceita pelos pesquisadores é que os anéis, majoritariamente compostos de rochas e gelo, estão sendo atraídos pela gravidade do planeta, caindo em sua superfície e “se fundindo” a ele.