Descriminalização e legalização da maconha: quais as diferenças e o que é julgado no STF 57302f

Após retomada de julgamento pelo STF, os termos descriminalização e legalização da maconha voltaram ao debate e ainda causam confusão; entenda diferenças 65596i

A retomada do julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta terça-feira (25), a partir das 14h, traz de volta ao debate os termos descriminalização e legalização da maconha. Até o momento, a votação está com um placar de 5 a 4 a favor da descriminalização. A legalização não é analisada na Corte.

O STF volta a discutir sobre a descriminalização da maconha nesta terça-feira, se aprovada o uso pessoal deixa de ser crime – Foto: Antonio Augusto/STF/Divulgação/NDO STF volta a discutir sobre a descriminalização da maconha nesta terça-feira, se aprovada o uso pessoal deixa de ser crime – Foto: Antonio Augusto/STF/Divulgação/ND

Descriminalização e legalização da maconha: as diferenças 6x1545

Segundo informações do Supremo, há diferenças entre os termos e o que é debatido na Corte trata sobre descriminalização.

  • Descriminar: significa deixar de ser crime, inocentar. Nesse sentido, também se pode usar a forma “descriminalizar”, mais comum no meio jurídico.
  • Despenalização: refere-se à substituição da pena, ou seja, ao invés de penalizar com prisão, podem ocorrer outras formas de penalização.
  • Legalização: significa que o ato ou conduta ou a ser permitido por meio de uma lei, que pode regulamentar a prática e determinar suas restrições e condições.
Qual a diferença entre descriminalização e legalização da maconha? Entenda as diferençasQual a diferença entre descriminalização e legalização da maconha? – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Como está a votação no STF 2s2cz

Conforme a Agência Brasil, ainda faltam os votos dos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia. Com seis votos, será formada a maioria necessária para a descriminalização.

Os ministros que já votaram concordaram que, embora o porte de maconha continue sendo considerado ilícito, as punições aplicadas aos usuários devem ser istrativas e não criminais. Com isso, eliminam-se a possibilidade de registro de reincidência penal e a exigência de prestação de serviços comunitários.

A Corte também determinará a quantidade de maconha que caracterizará uso pessoal, com sugestões variando entre 25 e 60 gramas ou seis plantas fêmeas de cannabis.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Justiça 5j173t

Justiça

Dívida de R$ 30 motiva crime brutal e leva dois réus à condenação em SC 1c5d1q

Caso aconteceu em 2013, na Aldeia Paiol de Barro, em Entre Rios, e foi julgado nesta semana em São D ...

Justiça

IPTV pirata é crime? Entenda o que diz a lei brasileira r53k

Descubra se assistir IPTV pirata é crime no Brasil, o que diz a lei e quais os riscos legais e digit ...

Justiça

Sogro que atirou no genro após ser confrontado por denúncia de abuso sexual vai a júri em SC 6l4i2k

O crime aconteceu em julho de 2024, na frente de uma criança, em Anchieta, no Oeste; julgamento acon ...

Justiça

Homem é preso por dever R$ 175 mil de pensão alimentícia em Balneário Camboriú 362w6d

Devedor de pensão alimentícia tem 45 anos e foi abordado enquanto saía de farmácia

Justiça

Júri condena quatro envolvidos em assassinato motivado por ‘talaricagem’ dentro de facção em SC 3fi37

Todos os quatro acusados foram condenados por organização criminosa, sendo que dois também vão cumpr ...