Família inteira é condenada por ajudar quadrilha de assalto a banco em SC 183o5a

Pai, mãe e dois filhos deram abrigo a criminosos após assalto a banco em Timbó Grande, no Meio-Oeste do estado; ao todo, 11 pessoas foram condenadas 66432a

Família inteira é condenada por ajudar quadrilha de assalto a banco em SCAssalto a banco ocorreu no dia 2 de junho de 2023. – Foto: Internet/ND

Onze pessoas foram condenadas por envolvimento no assalto a banco em Timbó Grande, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O crime ocorreu no dia 2 de junho de 2023 e chocou a pequena cidade de 7.300 habitantes. Funcionários do banco foram rendidos e clientes foram usados como escudos humanos durante a fuga.

A condenação resultou em penas que variam de 12 a 37 anos de reclusão, todas em regime inicial fechado. A sentença é fruto da denúncia apresentada pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Cecília.

Entre os condenados estão sete homens e quatro mulheres, com idades entre 25 e 61 anos. Chama atenção o envolvimento de uma família inteira: pai, mãe e dois filhos que ofereceram abrigo aos criminosos em um sítio localizado em São Cristóvão do Sul. Cada um deles foi sentenciado a 18 anos de prisão por participação na organização criminosa.

Relembre o assalto a banco em Timbó Grande 73522

Na tarde do crime, três homens invadiram a agência do Banco do Brasil, renderam funcionários e roubaram R$ 291 mil em dinheiro, além de um revólver, um celular, um colete balístico e um carro.

Um carro foi incendiado. – Foto: Internet/NDUm carro foi incendiado. – Foto: Internet/ND

Conforme a denúncia do MPSC, durante a fuga, os criminosos trocaram tiros com a Polícia Militar, usaram clientes como escudo humano, incendiaram um veículo e fugiram com dois reféns, libertados na sequência. Toda a ação foi apoiada por outros oito comparsas, que davam cobertura à operação.

A investigação avançou rapidamente após a apreensão de “miguelitos” — objetos pontiagudos usados para furar pneus — idênticos aos lançados durante a fuga, encontrados em um automóvel abordado pela polícia naquela mesma noite. O achado foi fundamental para identificar os envolvidos e comprovar a existência de uma facção criminosa por trás da ação.

Dois dos autores do assalto a banco foram presos, além de um homem e uma mulher envolvidos com o grupo. – Foto: Polícia Civil/Reprodução/NDDois dos autores do assalto a banco foram presos, além de um homem e uma mulher envolvidos com o grupo. – Foto: Polícia Civil/Reprodução/ND
A Polícia Civil realizou a Operação Timbó Grande, que prendeu envolvidos no assalto a banco. – Foto: Polícia Civil/Reprodução/NDA Polícia Civil realizou a Operação Timbó Grande, que prendeu envolvidos no assalto a banco. – Foto: Polícia Civil/Reprodução/ND

O réu que recebeu a maior pena, de 37 anos, foi identificado como o mentor do assalto a banco. Ele foi condenado por integrar organização criminosa, roubo com grave ameaça e por provocar incêndio, expondo vidas ao risco. Segundo o Ministério Público, ele foi o responsável por planejar o crime e dar ordens aos demais participantes.

Para a Promotoria de Justiça de Santa Cecília, a sentença representa uma resposta firme do Judiciário à altura da gravidade do caso.

“Trata-se de um caso extremamente grave, que aterrorizou a população e colocou vidas em risco. A condenação representa não apenas justiça para os envolvidos, mas também um importante o para a prevenção de novos crimes, demonstrando que ações orquestradas por facções criminosas não são toleradas”, afirmou a instituição.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de ville e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Justiça 5j173t

Justiça

Homem é preso por dever R$ 175 mil de pensão alimentícia em Balneário Camboriú 362w6d

Devedor de pensão alimentícia tem 45 anos e foi abordado enquanto saía de farmácia

Justiça

Júri condena quatro envolvidos em assassinato motivado por ‘talaricagem’ dentro de facção em SC 3fi37

Todos os quatro acusados foram condenados por organização criminosa, sendo que dois também vão cumpr ...

Justiça

Assassino de Marielle Franco, Ronnie Lessa é condenado a 90 anos de prisão por morte de casal 4m70s

Ex-PM Ronnie Lessa teria sido contratado por miliciano para matar rival que disputava território no ...

Justiça

‘Resposta a quem insiste’, diz advogado sobre condenação tardia de empresário por feminicídio 1v1i57

Caso tramitou por 23 anos até a condenação do STF; Sérgio Nahas matou sua esposa com um tiro no cora ...

Justiça

‘Careca do INSS’ tenta proibir uso do apelido, mas Justiça nega pedido 1y5h3i

O empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como 'Careca do INSS', tentou impedir na Justi ...