MPSC solicita que Polícia Militar tome providências para desobstrução de vias públicas em SC 566z65

Medida é baseada na decisão judicial da Suprema Corte brasileira que determina a liberação completa de todo o Brasil 315r24

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) encaminhou, na noite da última segunda-feira (7), um ofício ao comando-geral da Polícia Militar solicitando em 24 horas as providências para a desobstrução total das vias públicas urbanas do Estado bloqueadas por manifestantes contrários ao resultado das eleições para presidente da República. 

MPSC solicita que a Polícia Militar tome providências para liberação total das vias públicas de Santa Catarina – Foto: Ediane Stuart/NDTV BlumenauMPSC solicita que a Polícia Militar tome providências para liberação total das vias públicas de Santa Catarina – Foto: Ediane Stuart/NDTV Blumenau

De acordo com o próprio Ministério Público, a medida é baseada na decisão judicial da Suprema Corte brasileira que determina a liberação completa de todo o Brasil.

Caso contrário, a Polícia Militar deve apresentar justificativas fundamentadas para ter deixado de fazer.

O ofício integra o PA (Procedimento istrativo) instaurado pela Procuradoria-Geral de Justiça para acompanhar o cumprimento das ordens judiciais, proferidas em âmbito estadual e federal, para a desobstrução das vias por manifestantes contrários ao resultado das eleições presidenciais.

No ofício, o Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, também solicita que em 24 horas a Polícia Militar informe sobre quais vias urbanas tem conhecimento estarem total ou parcialmente bloqueadas por manifestantes em Santa Catarina.

Assim como quais as atividades realizadas até o presente momento para desobstrução das vias urbanas após as Eleições de 30 de outubro de 2022.

Comin reitera, no documento, que o Ministério Público de Santa Catarina permanece à disposição da Polícia Militar para discussão de eventuais medidas que se façam necessárias para a imediata desobstrução das vias públicas afetadas.

Procurado pela reportagem do ND+, a PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) informou que se manifestará apenas diretamente ao MPSC “respeitando o relacionamento institucional”.

Ainda conforme o Ministério Público, a Polícia Militar ainda não tinha se manifestado até as 18h20 desta terça-feira (8).

Além do PA, o MPSC também relembra que criou um  gabinete de crise, que inclui todos os coordenadores regionais do Gaeco, para atuar de forma integrada na solução da crise. Integrantes do gabinete de crise vêm se reunindo rotineiramente para avaliar as estratégias adotadas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Justiça 5j173t

Justiça

Caso Jéssica: mãe e atual esposa de ex-companheiro são condenadas por matar jovem em SC 48276o

A dupla foi acusada de sequestrar, torturar, matar e enterrar o corpo de Jéssica Elias da Rosa duas ...

Justiça

Dívida de R$ 30 motiva crime brutal e leva dois réus à condenação em SC 1c5d1q

Caso aconteceu em 2013, na Aldeia Paiol de Barro, em Entre Rios, e foi julgado nesta semana em São D ...

Justiça

IPTV pirata é crime? Entenda o que diz a lei brasileira r53k

Descubra se assistir IPTV pirata é crime no Brasil, o que diz a lei e quais os riscos legais e digit ...

Justiça

Sogro que atirou no genro após ser confrontado por denúncia de abuso sexual vai a júri em SC 6l4i2k

O crime aconteceu em julho de 2024, na frente de uma criança, em Anchieta, no Oeste; julgamento acon ...

Justiça

Homem é preso por dever R$ 175 mil de pensão alimentícia em Balneário Camboriú 362w6d

Devedor de pensão alimentícia tem 45 anos e foi abordado enquanto saía de farmácia