Prefeitura de SC anuncia suspensão de concursos públicos após decisão judicial u4h5l

Justiça determinou suspensão após denúncia feita pelo Ministério Público; parte das provas do concurso seria reaplicada neste domingo (9) 646w5v

A Prefeitura de São João Batista se manifestou sobre a decisão liminar da 2ª Vara da Comarca da cidade, que suspende vários editais de concurso público em razão do não-cumprimento de recomendações feitas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). 

Em nota oficial, o Município comunicou que oito editais estão suspensos. São eles: 001/2024 (istração/Agricultura/Procuradoria/Gabinete do Prefeito), 002/2024 (Infraestrutura), 003/2024 (Assistência Social), 004/2024 (Educação/Funjuve) e 005/2024 (Saúde), 06/2024 (Fube), 07/2024 (Fumab) e 08/2024 (Sisam).

A medida abrange reaplicação que seria feita neste domingo (9) – Foto: Freepik/Reprodução/NDA medida abrange reaplicação que seria feita neste domingo (9) – Foto: Freepik/Reprodução/ND

A medida abrange, inclusive, a suspensão da reaplicação parcial de provas que estava agendada para ocorrer neste domingo (9) e o contrato com o Instituto de Cultura, Desenvolvimento Educacional, Promoção Humana e Ação Comunitária (Indepac) para elaboração, organização e aplicação das provas.

Na nota, a Prefeitura lamentou a situação e informou que adotará as providências cabíveis em relação ao caso.

“A istração municipal de São João Batista lamenta a situação, que tem gerado transtornos tanto para as atividades da municipalidade como para os candidatos, destacando que adotará as providências cabíveis em relação ao caso”, diz o comunicado.

“Novas informações serão disponibilizadas aos candidatos assim que os processos que estão em tramitação na Justiça avançarem”, finaliza.

Justiça suspendeu concursos após Município não acatar recomendações 19c17

Em 31 de maio, o MPSC expediu uma recomendação com prazo de 48 horas à Prefeitura de São João Batista após receber denúncias de irregularidades na aplicação das provas do concurso público.

Sede da Prefeitura de São João Batista – Foto: Prefeitura de São João Batista/Reprodução/NDSede da Prefeitura de São João Batista – Foto: Prefeitura de São João Batista/Reprodução/ND

Foi recomendado o cancelamento integral das provas e o ressarcimento da inscrição aos candidatos. Entretanto, o município não acatou o pedido, conforme afirmou o órgão.

Entre as denúncias estão a falta de monitoramento e fiscalização nas provas, a falta de conferência do documento de identidade, candidatos que teriam feito as provas com seus celulares nos bolsos, com o aos telefones na hora de ir ao banheiro.

Além disso, alguns candidatos teriam tirado fotografia das provas e gravado vídeos com os celulares dentro da sala, entre outras questões. Também teria havido reimpressão dos gabaritos por ausência de alternativas nas provas aplicadas.

Com isso, o MP pediu à Justiça a suspensão do Concurso Público, que foi acatado nesta sexta-feira (7). Conforme o TJSC, além dos itens citados, pesou o fato de que a empresa que aplicou as provas teria sido contratada com dispensa de licitação para realizar o concurso.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Justiça 5j173t

Justiça

Operação contra fraudes em licitações tem alvos em 19 municípios de SC 4t454w

Investigados teriam feito acordos ilegais para frustrar o caráter competitivo de diversos certames p ...

Paulo Cesar da Luz

Lula indica Carlos Brandão como ministro para vaga no Superior Tribunal de Justiça k1x31

O nome do desembargador Carlos Brandão é anunciado mais de meio ano após posto ser deixado por uma a ...

Justiça

Trio acusado de matar adolescente a tiros vai a júri em SC; julgamento revela detalhes do crime 4x684x

Adolescente morto a tiros teria sido atraído a encontro por mensagem; crime ocorreu em abril de 2024 ...

Justiça

IPTU duplicado de 4 mil imóveis gera prejuízo de R$ 1,4 milhão em Florianópolis, aponta TCE/SC 2v6k4

Irregularidade ocorreu em 2019, quando imposto foi cobrado de maneira desproporcional a partir da mu ...

Justiça

‘Rasgou o jaleco’: empresário é condenado por assédio a funcionárias de limpeza em SC 6u71c

O crime ocorreu durante expediente em um prédio comercial no centro de Caçador, no Meio-Oeste; empre ...