Quais estabelecimentos na Praia Mole devem ser demolidos por ordem da Justiça 5p6m2v

Decisão afirma que bares e restaurantes estão "a explorar ilicitamente a área de preservação permanente"; estabelecimentos irão recorrer da decisão 3w2x1v

A decisão da 6ª Vara Federal de Florianópolis, que determinou a destruição de estabelecimentos na Praia Mole, irá afetar bares e restaurantes históricos da região. Entre os réus da ação, movida pelo Ministério Público Federal, estão comércios, herdeiros de propriedades e hospedagens.

Cabana é um dos estabelecimentos na praia mole que deverá ser destruídoHospedagem na praia Mole é uma das construções que deve ser demolida, diz Justiça Federal – Foto: Canas Praia Mole/@cabanasdapraiamole/Instagram

Decisão, do juiz Marcelo Krás Borges, afirma que “os bares estão a explorar ilicitamente a área de preservação permanente, bem como estão a impedir a regeneração da vegetação nativa protegida por lei” no local. “Ante o exposto, julgo parcialmente procedentes os pedidos dos autores para condenar todos os réus”, diz.

Além da demolição dos estabelecimentos na Praia Mole, o juiz também impôs pagamento de indenização, fixada em R$ 100 mil, para cada um dos bares por “danos causados aos interesses difusos e ao patrimônio da União“. A defesa de um dos réus irá recorrer da decisão.

Praia Mole em FlorianópolisEstabelecimentos ficam na praia Mole, em Florianópolis – Foto: NDTV

O valor, segundo a Justiça, será destinado para realização de obras de proteção ao meio ambiente na região da Praia Mole, a serem definidas, posteriormente, com a apresentação de projetos específicos.

Veja estabelecimentos na Praia Mole que devem ser demolidos n5f2a

Conforme despacho do Poder Judiciário, ao menos cinco construções, que dão lugar a estabelecimentos em atividade na região, deverão ser destruídas. São elas:

  • Bar do Deca, bar e restaurante;
  • Bar do Boni, bar e restaurante;
  • Barraco da Mole, bar e restaurante;
  • Cana Verde Bar, bar e restaurante;
  • Cabanas da Mole, pousada.

A reportagem do ND Mais tenta contato com os proprietários dos estabelecimentos, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.

Conheça os estabelecimentos: 523h4x

Bar do Deca 4k6tz

Localizado no costão esquerdo, próximo à trilha que leva à Galheta, o Bar do Deca é conhecido desde os anos 1980 como um ponto de encontro para pessoas LGBTQIA+. O bar é simples, uma típica cabana que serve almoço com frutos-do-mar, lanches rápidos e bebida. No carnaval há um aumento do número de frequentadores, e durante o ano não perde a clientela.

Bar do Boni 4b173b

O espaço, que funciona diariamente, entre 9h e 19h, fica na beira da praia Mole e oferece um cardápio variado de frutos-do-mar, petiscos e bebidas. À noite, há espaço para shows e outros atrativos. O estabelecimento abriu recentemente.

Estabelecimento na praia mole que deverá ser destruídoBar do Boni é um dos estabelecimentos na praia Mole que deverão ser desativados – Foto: Bar do Boni/@bardobonipraiamole/Instagram

Barraco da Mole 5p2j69

Com foco na gastronomia local, o Barraco da Mole oferece música ao vivo, com um cardápio variado de frutos-do-mar, à beira da praia Mole. O local permite a presença de pets, desde que estão usando coleira e guia de segurança.

Cana Verde Bar 6r143z

O espaço fica localizado à esquerda do posto de guarda-vidas, às margens da praia Mole. O Cana Verde Bar tem cardápio variado e oferece petiscos, bebida e o rápido ao mar. A gastronomia local é o foco do estabelecimento.

Cabanas da Mole 1u424g

O residencial Cabanas da Praia Mole fica localizado na área de preservação entre a praia Mole e a Lagoa da Conceição. As acomodações recebem até quatro pessoas e também aceitam pet.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Justiça 5j173t

Justiça

Homem é preso por dever R$ 175 mil de pensão alimentícia em Balneário Camboriú 362w6d

Devedor de pensão alimentícia tem 45 anos e foi abordado enquanto saía de farmácia

Justiça

Júri condena quatro envolvidos em assassinato motivado por ‘talaricagem’ dentro de facção em SC 3fi37

Todos os quatro acusados foram condenados por organização criminosa, sendo que dois também vão cumpr ...

Justiça

Assassino de Marielle Franco, Ronnie Lessa é condenado a 90 anos de prisão por morte de casal 4m70s

Ex-PM Ronnie Lessa teria sido contratado por miliciano para matar rival que disputava território no ...

Justiça

‘Resposta a quem insiste’, diz advogado sobre condenação tardia de empresário por feminicídio 1v1i57

Caso tramitou por 23 anos até a condenação do STF; Sérgio Nahas matou sua esposa com um tiro no cora ...

Justiça

‘Careca do INSS’ tenta proibir uso do apelido, mas Justiça nega pedido 1y5h3i

O empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como 'Careca do INSS', tentou impedir na Justi ...