Já imaginou um apocalipse zumbi no Rio de Janeiro? Ou uma casa intrometida que conta a história dos próprios moradores? Propostas no mínimo criativas e que foram transformadas em livros por escritores brasileiros.
Seja pela sinopse mirabolante ou pela forma de contar a história, alguns livros ‘diferentões’ realmente surpreendem os leitores. Nesta semana eu separei cinco indicações muito criativas que vão te ajudar a sair da rotina.

Marketing do amor 1tj60
A primeira dica é um título que acabou de sair do forno. “Marketing do Amor” foi lançado em dezembro de 2022 e é o livro de estreia de Renato Ritto.
A história acompanha Thiago, diretor de arte nada sortudo e cheio de dilemas da Agência Brilho. Sua família decide dar uma festa junina que tem tudo para virar caso de polícia.
Thiago participa bem a contragosto, mas a maré de azar parece chegar ao fim quando ele conhece o estrangeiro Vlado. Os dois acabam se relacionando, porém, tudo vira de cabeça para baixo quando Thiago descobre que Vlado será seu chefe!
A grande sacada do autor foi a forma de narrar a história. O livro é todo contado em forma de mensagens de WhatsApp, e-mails, notícias de jornal, listas de tarefas e até cupons fiscais. Os leitores aprovaram a criatividade: o livro tem 4.3 estrelas no Skoob.
Viralizou 5rc5p
Já imaginou um apocalipse no Rio de Janeiro? Cansados de ler obras do gênero que se am apenas nos Estados Unidos, Juan Jullian e Igor Verde lançaram “Viralizou” em novembro de 2022.
No livro, um conhecido jornalista de fofocas acaba de conseguir um furo. Só que a notícia é sobre a funkeira mais ouvida do momento, que aliás, é sua ex-amiga de infância. Ele publica a matéria e deixa a cantora bem irritada.
No meio da briga, o Rio de Janeiro é tomado por zumbis! Os rivais terão que resolver a treta e se unir para sobreviver ao apocalipse. A aventura de terror cômico conquistou os leitores pela sinopse no mínimo mirabolante e rende boas risadas durante a leitura.
Pequena coreografia do adeus 6s3h1a
A terceira indicação é uma autora que vem se destacando nos últimos anos e inclusive foi finalista do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura nacional. Estamos falando de “Pequena coreografia do adeus”, de Aline Bei, publicado em abril de 2021.
Aline ficou conhecida pela narrativa fragmentada: o texto tem linhas irregulares, com muitas pausas e silêncios, representando a própria personagem Julia, uma menina com o coração ‘quebrado’, tentando juntar os pedaços no próprio ritmo, como uma coreografia.
Julia é filha de pais separados. A mãe odeia ter sido abandonada pelo marido e o pai desejava nunca ter casado. A obra está com nota 4.4 no Skoob.
A vida futura 3y4q2u
Como seria se Machado de Assis e José de Alencar voltassem à vida? Uma pergunta curiosa que deu origem ao livro “A vida futura”, publicado em agosto de 2022 por Sérgio Rodrigues.
Aqui o grande destaque é o enredo criativo. Quando descobrem que seus livros serão relançados em linguagem ível para atrair novos leitores, os renomados autores resolvem voltar para o Rio de Janeiro.
Lá eles acabam se envolvendo com milicianos, conhecem uma jovem enigmática e embarcam em discussões sobre identidade contemporâneos.
Se a casa 8 falasse 5x511d
Para finalizar, um livro com narrador no mínimo inovador: uma casa. Em “Se a casa 8 falasse”, lançado em setembro de 2021 por Vitor Martins, é a própria residência que conta a história dos moradores. O autor é hilário e certamente vai divertir os leitores com este romance.
O livro se a em três décadas diferentes e acompanha jovens vivendo dilemas típicos da adolescência. Ana descobre que vai se mudar e terá que deixar a namorada para trás, Greg enfrenta o divórcio dos pais e Beto é obrigado a ficar em casa durante a pandemia.