No mundo da literatura, gêneros como romance sempre foram destaque e estiveram entre os mais vendidos, mas um subgênero conhecido como Dark Romance, que explora cenas quentes e enredos perturbadores vem ganhando destaque nas prateleiras e na imaginação dos leitores. E uma das autoras que se destaca nessa categoria literária é Francine Locks, natural de São José, em Santa Catarina.

Francine conta que sempre demonstrou afinidade com os terrenos obscuros e misteriosos que fazem parte da escrita do subgênero literário Dark Romance. Investigação policial e assuntos considerados tabus ganharam terreno em suas histórias conforme ela se sentia mais preparada para abordá-los.
Francine, ou F.locks, como assina seus livros, começou sua jornada literária há 10 anos, quando lançou o seu primeiro livro na Amazon por meio de uma editora nova e independente do mercado. “A Amazon era uma novidade aqui, então, era um desafio naquela época encontrar pessoas que trabalhassem nesse meio”, diz ela.
Atualmente, com um público mais consolidado e bem distribuído pelo Brasil, Francine proporciona aos leitores uma jornada emocional única, convidando-os, após um dia cansativo, a lerem um livro que os faça sair da realidade e sentir os mais profundos sentimentos dos personagens.
Criação de personagens no Dark Romance 14461
O Dark Romance, ou Romance Obscuro, é um gênero literário que se aprofunda nos pontos mais sombrios e misteriosos das relações humanas, podendo ser erótico – e muitas vezes polêmico. Neste contexto, a criação de personagens pode ser tarefa difícil, mas Francine lança mão de uma tática para não se perder.

No momento da escrita, a autora sempre coloca um pouco da essência dela nos personagens, desde os “problemáticos” até os mais “certinhos”. Ela delimita quais características cada um terá, como extroversão, vulnerabilidade e imperfeições, baseado na história que o livro vai contar, moldando os comportamentos dos personagens.
Temas sensíveis 3a6b6b
“Tem algumas questões que eu não vou querer colocar no meu livro só porque é Dark Romance. Eu acho que para escrever sobre esse assunto é preciso muita responsabilidade, porque romantizar algumas situações é complicado e perigoso. As mulheres por si só já se submetem a muita coisa no dia a dia por uma questão de socialização. Romantizar certas situações só estimula as leitoras a continuarem em ciclos tóxicos. E não é isso que eu apoio”, diz a autora.
Francine afirma que é importante avisar o leitor, antes de começar o livro e sem dar spoilers, sobre a lista de gatilhos, principalmente quando se trata de um gênero mais difícil.
“Quando eu comecei a ler, percebi que era isso que eu queria fazer. Eu queria fazer as pessoas sentirem a mesma coisa que eu estava sentindo enquanto eu lia”, relata Francine.
Foi lendo e escrevendo sobre assuntos diferentes que Francine escreveu um dos trabalhos dos quais mais se orgulha, a famosa série “Toxic City”. Foi trabalhando nele que a autora descobriu o que realmente queria escrever, porque até então, escrevia comédias românticas e romances.

Com o lançamento de “Toxic City”, livro mais famoso da autora e com mais de 1,9 mil avaliações na Amazon, Francine começou a receber um público maior.
O Dark Romance não é um fenômeno recente, muitos traços desse gênero podem ser rastreados em algumas das obras mais antigas da literatura. Apesar disso, ele o subgênero só ganhou destaque nos últimos anos, com seu personagens complexos e tramas envolventes.