Após anos, Praia Central de Balneário Camboriú está 100% própria para banho 4z686l

Relatório do IMA, divulgado na última sexta-feira (28), aponta qualidade inédita da água desde 2022 4d6964

A Praia Central de Balneário Camboriú está totalmente própria para banho, segundo o relatório divulgado, na última sexta-feira (28), pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina).

Praia Central de Balneário Camboriú está com o índice de 100% de balneabilidadeA Praia Central de Balneário Camboriú está totalmente própria para banho – Foto: Divulgação/Gustavo Martuffi/ND

Praia Central de Balneário Camboriú está própria para banho 544g5q

O índice de 100% de balneabilidade é o primeiro registrado desde 2022, marcando uma reviravolta na qualidade da água após anos de impacto ambiental causado por problemas no esgoto.

O histórico do IMA mostra que a Praia Central de Balneário Camboriú chegou a ter todos os pontos impróprios para banho, principalmente devido à ineficiência no tratamento de esgoto.

Agora, além da Praia Central, as praias de Laranjeiras, Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras também estão próprias para banho. A única exceção é a Lagoa de Taquaras, que segue imprópria.

Investimentos garantem melhorias no saneamento 3c32f

Para garantir a continuidade dos bons resultados, a Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú) está promovendo melhorias na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). O diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, destacou as ações em andamento.

“Estamos trabalhando na substituição das membranas da lagoa de aeração e já licitando o tratamento preliminar. São melhorias que aumentarão a eficiência da ETE e contribuirão para que esses resultados na Praia Central se mantenham positivos”, afirmou.

Praia Central de Balneário CamboriúO índice de 100% de balneabilidade da Praia Central de Balneário Camboriú é o primeiro registrado desde 2022 – Foto: Divulgação/PMBC

Obras e investimentos em infraestrutura 2am6f

Nas últimas semanas, a Emasa iniciou a troca de duas mil membranas que estavam comprometendo o funcionamento da lagoa de aeração da ETE, localizada no Bairro Nova Esperança. Essas membranas ficam sob os aeradores, equipamentos essenciais para remover poluentes da água. O processo inclui também a substituição de abraçadeiras deterioradas.

Além disso, a Emasa relançou a licitação para reforma e ampliação do tratamento preliminar da ETE, etapa responsável pela remoção de resíduos como fios de cabelo, cotonetes, areia e gordura. O investimento previsto é de R$ 35,5 milhões e inclui intervenções nos sistemas elétricos, hidráulicos e nas unidades de gradeamento, peneiramento e remoção de gordura.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Meio Ambiente 1k6334

Meio Ambiente

Justiça mantém limite de pesca da tainha para preservar espécie em Santa Catarina 41h5k

Decisão considera o teto de 1,1 mil toneladas necessário para proteger o estoque e garantir a pesca ...

Meio Ambiente

Agenda da Água: saneamento básico volta à pauta em Santa Catarina 291e1r

Durante a reunião sobre saneamento básico, o projeto de lei do Programa de Saneamento Catarinense, d ...

Meio Ambiente

Produtores receberão até R$ 12 mil por hectare para recuperar áreas nativas em SC g5x5n

Santa Catarina lançou um programa ambiental para restaurar áreas degradadas em 148 municípios

Soluções ambientais

Multinacional sa expande atuação na gestão de recursos com aquisição no estado de Alagoas 691m5s

Com forte presença em Santa Catarina e São Paulo, Veolia consolida operações no Nordeste do Brasil, ...