
A emissão de gases do efeito estufa (GEE) aumentou 12% ao longo da última década, aponta o último Relatório de Avaliação do Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU). A intensidade da emissão de carbono do setor industrial e da queima de combustíveis fósseis caiu 0,3% por ano na última década. No entanto, para atingir a meta da temperatura de 1,5°C, conforme o Acordo de Paris, a queda precisaria ser 7,7% por ano, ou seja, 25 vezes maior.
Nesse cenário, a Veolia, líder mundial na gestão de resíduos, água e energia, apresenta soluções para cidades e indústrias cumprirem com as metas ambientais e de desenvolvimento sustentável, ajudando o Brasil a vencer esse desafio. “As indústrias têm o desafio de atender à temática ambiental e às metas ESG sem impactar no custo da produção. Nossas soluções personalizadas ajudam a reduzir a emissão de carbono, a preservar recursos naturais e a biodiversidade com eficiência e economia de recursos”, aponta Pedro Prádanos, CEO da Veolia no Brasil.
José Renato Bruzadin, diretor de Desenvolvimento de Negócios Industriais e Serviços Energéticos da Veolia Brasil, observa que a descarbonização se tornou essencial, pois não existe outro planeta, e o Brasil tem o compromisso de reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030, além de chegar à neutralidade em 2050. “Antes, o tema parecia longe, ninguém falava sobre mudanças climáticas e as soluções propostas eram consideradas custo. Hoje, a descarbonização não é mais uma opção, mas uma obrigação, uma vez que as empresas que não cumprirem as metas serão penalizadas”, explica.
Responsabilidade ambiental 4l2x6x

Além da implementação de projetos de descarbonização, a Veolia desenvolve outras ações com metas alinhadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. A empresa também tem planos de gerar 100% da energia consumida em suas instalações, começando pela França, sede do grupo, e posteriormente ampliar o projeto para os demais países.
Em 2021, a Veolia evitou a emissão de 1,2 milhão de toneladas de CO2 somente no Brasil, por meio do sistema de captação e queima de biogás, gerado através da decomposição de resíduos sólidos, tratados em três dos seus seis CGRs (Centro de Gerenciamento de Resíduos). Este ano, a previsão é evitar a emissão de 1,5 milhão de toneladas de CO2, sendo uma das principais empresas brasileiras a evitar a emissão do gás na atmosfera.
No ano ado, a Veolia foi parceira sustentável da 37ª Oktoberfest, realizada em Blumenau. Nos 19 dias de festa, os mais de 2 milhões de copos plásticos descartados no evento aram por um processo de blendagem para coprocessamento, sendo transformados em CDR (Combustível Derivado de Resíduos), uma opção “verde” para a indústria, em substituição aos combustíveis fósseis, altamente poluentes.
Além de reduzir a emissão de gases poluentes, o coprocessamento diminui a quantidade de lixo destinado aos aterros sanitários, contribuindo de forma significativa para a economia circular, a economia de baixo carbono e a mitigação das mudanças climáticas.

Descarbonizar exige investimento 206638
A principal barreira para a indústria iniciar um processo de descarbonização no Brasil é o custo. Muitas empresas têm a atenção voltada para o seu core business e energia, enquanto resíduos e água ainda são considerados matéria-prima para a produção. “O principal erro é querer fazer um projeto barato, rápido e acabar copiando algo que outra empresa fez, mas que não se encaixa em sua realidade. Mas vale o investimento, pois esses projetos trarão grandes benefícios depois”, observa Pedro Prádanos, CEO da Veolia no Brasil.
Além de cumprir com metas mundiais, existe a questão de reputação e imagem. Não alcançar uma determinada meta ou ter um problema ambiental vai custar muito mais para a empresa. Com quase 170 anos de história, a Veolia tem 230 mil colaboradores ao redor do mundo e mais de 1.900 no Brasil. No país, atende mais de 50 municípios e 3.000 clientes industriais. Ao todo, faz a gestão de mais de 3,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos de municípios. Nos últimos dois anos, a companhia registrou crescimento em seu faturamento entre 15% e 20% no Brasil.
Sobre a Veolia 4x6i4
O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 230 mil colaboradores, auxilia seus parceiros no projeto e na implementação de soluções personalizadas na gestão de água, resíduos e energia.
Em 2021, o Grupo Veolia levou água potável a 79 milhões de pessoas e ofereceu serviço de saneamento para 61 milhões, além de produzir cerca de 48 milhões de megawatts-hora e valorizar 48 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) consolidou sua receita em 28,508 bilhões de euros em 2021. Mais informações em www.veolia.com.br