Entenda recomendação do MPF a Itajaí contra licenças de construções na Brava Norte m3q26

Ministério Público Federal afirma que Canto da Praia Brava Norte possui características de paisagem natural quase intocada 285t3b

O Ministério Público Federal (MPF) expediu uma recomendação ao Município de Itajaí e ao Instituto Itajaí Sustentável para suspenderem as licenças de construção na região do Canto da Praia Brava Norte.

O órgão aponta que a construção de prédios altos no local representariam riscos para o ecossistema de restinga, já que os edifícios com andares acima do limite permitido projetam sombra na praia e sobre a vegetação.

Conforme o MPF, as autorizações já emitidas deveriam ser revistas ou anuladas até a instalação definitiva da Área de Proteção Ambiental (APA) da Orla e do Parque Municipal Natural do Canto do Morcego.

Praia Brava NorteMPF recomenda a Itajaí contra licenças de construções na Brava Norte – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

Criação de unidades de preservação já teria sido acordada 2j40g

Ainda de acordo com a recomendação, a criação de unidades de conservação estava prevista em termo de ajustamento de conduta firmado entre o MPSC, a então Fundação do Meio Ambiente de Itajaí, atual Inis, e a P.B Internacional Empreendimentos Ltda, responsável por um empreendimento na região.

Por este acordo, a APA da Orla deveria ser criada por decreto municipal e abranger, dentre outros, o Parque Municipal Natural do Canto do Morcego, após o empreendedor contratar empresa para promover os estudos necessários para delimitação e demarcação da área.

O decreto de delimitação foi editado em 2023, sete anos após a celebração do acordo. Apesar disso, o município ainda não teria feito a instalação definitiva da APA da Orla e do Parque Municipal Natural do Canto do Morcego, impactando a concessão de licenças e autorizações ambientais na região.

Na recomendação, o MPF aponta ainda que as licenças já concedidas apresentariam problemas como a falta de estudos de impacto e a permissão para construção de pavimentos acima do limite permitido.

Praia Canto do Morcego, em Itajaí, fica na região da Praia Brava Norte – Foto: Maikeli Alves/Secom Itajaí/DivulgaçãoPraia Canto do Morcego, em Itajaí, fica na região da Praia Brava Norte – Foto: Maikeli Alves/Secom Itajaí/Divulgação

Canto da Praia Brava Norte é paisagem natural quase intocada 47258

Segundo o órgão, o Canto da Praia Brava Norte possui características de paisagem natural quase intocada e guarda remanescentes de Mata Atlântica e vegetação de restinga de três tipos diferentes, sendo elas herbácea, arbustiva e arbórea.

“Trata-se de um ‘lugar de exuberante beleza cênica’, que merece a proteção do Poder Público”, diz o MPF. O documento enfatiza que todas as construções na Praia Brava devem atender ao TAC do Sombreamento.

A recomendação foi assinada pelo procurador da República Mário Sérgio Ghannagé Barbosa e estabelece prazo de 60 dias para que tanto o município quanto o Inis informem as medidas que serão adotadas.

Município responde ao Ministério Público Federal i374q

Em resposta ao Ministério Público Federal, a Prefeitura de Itajaí afirma que o documento possui natureza orientativa, não vinculante, não se trata de uma determinação com força de decisão judicial.

Portanto, a implantação dependerá da análise e técnica e jurídica por parte da istração Pública Municipal, que observará os limites da legislação vigente e das competências municipais.

Sobre a demanda da revisão das licenças urbanísticas e ambientais emitidas para empreendimentos na Praia Brava Norte, a prefeitura afirma que poderá acolher total ou parcialmente a recomendação, conforme os resultados das análises técnicas e jurídicas.

Empreendimentos já foram instalados na Praia Brava Norte, diz município – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/NDEmpreendimentos já foram instalados na Praia Brava Norte, diz município – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND

Empreendimentos já foram instalados na Brava Norte, diz município 5m5k1q

Itajaí frisa que possui Plano Diretor atualizado e Lei de Zoneamento específicos para a região da Praia Brava, ambos em vigor, que permitem a ocupação urbana da área com parâmetros definidos.

“A prerrogativa do licenciamento urbanístico e ambiental é competência legal do Município. O prefeito municipal não pode abrir mão dessa prerrogativa, salvo se houver previsão legal ou determinação judicial em sentido contrário”, responde ao Ministério Público Federal.

O município ainda informa que diversos empreendimentos já foram licenciados e encontram-se instalados ou em execução na região, cujos atos istrativos gozam de presunção de legalidade e legitimidade.

A Prefeitura de Itajaí também disse reconhecer a existência do TC e reiterou o compromisso com o cumprimento integral das obrigações pactuadas, inclusive quanto à implementação da APA da Orla e do Parque Municipal Natural do Canto do Morcego, com os devidos planos de manejo.

“Diante da relevância dos temas tratados, o Município entende ser prudente abrir canal de comunicação com o MPF, visando esclarecimentos, cooperação institucional e eventual ajuste de condutas, sem prejuízo de sua autonomia istrativa”, completa em resposta a recomendação.

Município responde ao Ministério Público Federal – Foto: Divulgação/Prefeitura de ItajaíMunicípio responde ao Ministério Público Federal – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí

Inis mapeia requisitos necessários para encaminhamento 645d4y

O município afirmou que não há como prever uma data certa para implementação destes dispositivos, pois dependem de uma série de demandas. Porém, a equipe do Inis já mapeou todos os requisitos necessários para esses encaminhamentos. Seguem as exigências:

Área de Proteção Ambiental da Orla de Itajaí (APA da Orla) 2w2911

A APA da Orla foi formalmente instituída pelo Decreto Municipal nº 13.023 de 29 de agosto de 2023. As principais pendências para estar formalmente instituída como Unidade de Conservação seriam, segundo a prefeitura:

  • Conselho Gestor: a instituição formal desse órgão é essencial para garantir a participação social e a implementação adequada das políticas de gestão;
  • Aprovação do Plano de Manejo: o plano ainda precisa ser desenvolvido e aprovado para ordenar o uso dos recursos naturais e estabelecer diretrizes específicas para cada área de proteção;
  • Indefinição dos limites: ainda existem inconsistências sobre os limites da APA da Orla, o que dificulta o planejamento e a gestão integrada da área;
  • Ausência de Nomeação de Chefe de Unidade: sem um responsável formal, a execução das diretrizes estabelecidas e o monitoramento das ações ficam prejudicados.

Parque Natural Municipal do Canto do Morcego (PNMCM) 6lu5b

As principais pendências incluem, conforme a Prefeitura de Itajaí:

  • Regularização fundiária junto à SPU/Marinha, necessária para a instituição formal da unidade de conservação;
  • Instituição do ato legal de criação do Parque, que formaliza juridicamente a área como Unidade de Conservação;
  • Aprovação do Plano de Manejo, documento essencial para o ordenamento do uso da área e a definição de diretrizes de conservação;
  • Definição da Zona de Amortecimento, que delimitará as áreas de transição entre o parque e os entornos urbanizados;
  • Criação do Conselho Gestor, fundamental para garantir a participação social e o controle democrático na gestão do parque;
  • Nomeação do Chefe de Unidade, que será o responsável pela gestão istrativa e operacional da área.
Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Meio Ambiente 1k6334

Meio Ambiente

Justiça mantém limite de pesca da tainha para preservar espécie em Santa Catarina 41h5k

Decisão considera o teto de 1,1 mil toneladas necessário para proteger o estoque e garantir a pesca ...

Meio Ambiente

Agenda da Água: saneamento básico volta à pauta em Santa Catarina 291e1r

Durante a reunião sobre saneamento básico, o projeto de lei do Programa de Saneamento Catarinense, d ...

Meio Ambiente

Produtores receberão até R$ 12 mil por hectare para recuperar áreas nativas em SC g5x5n

Santa Catarina lançou um programa ambiental para restaurar áreas degradadas em 148 municípios

Soluções ambientais

Multinacional sa expande atuação na gestão de recursos com aquisição no estado de Alagoas 691m5s

Com forte presença em Santa Catarina e São Paulo, Veolia consolida operações no Nordeste do Brasil, ...