Na manhã desta segunda-feira (15), o Corpo de Bombeiros Militar trabalhou em uma ação em conjunto com um apicultor para retirada de uma colmeia de abelhas de uma árvore em Itajaí, no Litoral Norte catarinense.
As abelhas já estavam estabelecidas na árvore, que fica no terreno de uma residência no Centro da cidade. Porém, como o local é movimentado e os animais estavam oferecendo risco, os moradores ficaram preocupados e acionaram o Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros já estiveram no local antes, porém orientaram que a retirada das abelhas deveria ser feita por um apicultor.
Ao fazerem a correta remoção das abelhas, os apicultores agem em conformidade com a Lei nº 9.605 de 1998, que considera crime ambiental o ato de exterminar o inseto, com pena de seis meses a um ano de detenção.
Árvore foi cortada para retirada de colmeia s5o2i
No local, o apicultor não conseguiu retirar as abelhas sozinho, pois estavam no interior da árvore, em local de difícil o. Dessa forma, os bombeiros fizeram o corte da árvore para obter o às abelhas.
De acordo com o órgão, o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) emitiu parecer indicando que a árvore seria de uma espécie exótica (Ficus benjamina), não necessitando de autorização para seu corte, conforme Art. 225 da Lei Estadual N° 14.675/2009.