Mensagens e informações trocadas e divulgadas instantaneamente ao redor do planeta. A urgência nas respostas, no trabalho, na vida. O ritmo frenético do mundo contemporâneo nos trouxe evolução, inovações, ferramentas que nem havíamos imaginado em nossas antigas idealizações sobre o futuro, mas também uma grande preocupação e a necessidade urgente de adotar práticas que garantam a construção de um futuro sustentável e a manutenção do planeta como o conhecemos hoje.

Enquanto parte das grandes empresas mundiais busca as mudanças e tendências no universo digital, nas tecnologias, a Veolia, multinacional sa com mais de 179 mil colaboradores, se dedica a promover uma verdadeira transformação ecológica e propõe soluções específicas para cada recurso com os quais opera: água, resíduos e energia.
E estas mudanças são urgentes e prioritárias. Relatório divulgado neste ano pelo Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) aponta que as alterações climáticas causadas pelos seres humanos são irrefutáveis, irreversíveis e causaram um aumento significativo na temperatura do planeta.
Estima-se que as atividades humanas tenham causado cerca de 1,0°C de aquecimento global acima dos níveis pré-industriais. É provável que o aquecimento global atinja 1,5°C entre 2030 e 2052, caso continue a aumentar no ritmo atual.
“A transformação ecológica já está em curso e os próximos anos serão provavelmente, em muitos aspectos, os mais dinâmicos de toda a história”, Pedro Prádanos Zarzosa, CEO da Veolia
Para a Veolia, essa transformação ecológica significa adaptar profundamente os padrões de produção e consumo, posicionar a preservação do meio ambiente no centro de todos os processos, análises e decisões. Desenvolver soluções incisivas e úteis para enfrentar os principais desafios, com e sociedade civil, os municípios, indústrias, sociedade civil e colaboradores.

“A transformação ecológica já está em curso e os próximos anos serão provavelmente, em muitos aspectos, os mais dinâmicos de toda a história. Será imperdoável para os decisores se não conseguirem alterar o modelo anterior de desenvolvimento, ineficaz e poluente. Inversamente, será reconhecida a sua capacidade de contribuir para um novo amanhã mais resiliente, inclusivo e sustentável”, ressalta Pedro Prádanos Zarzosa, CEO da Veolia.
Soluções para o reaproveitamento dos resíduos 6x3a2q
Para efetivamente realizar essa transformação, a Veolia implementa soluções utilizadas no reaproveitamento e melhor uso desses recursos. Uma destas iniciativas apoia os produtores de resíduos orgânicos, como as cascas de frutas, na coleta e transformação destes recursos em energia e fertilizantes.
A ação valoriza os orgânicos, que simultaneamente reduzem as emissões de gases de efeito estufa emitidas por estes resíduos, caso não fossem aproveitados, e atende às necessidades de vários setores econômicos. As centrais de abastecimento do país estão entre os empreendimentos que mais têm buscado recursos e ações para a destinação correta de seus resíduos.
Em Santa Catarina, esse reaproveitamento é realizado desde abril, em um projeto pioneiro realizado na Ceasa (Centrais de Abastecimento) do Estado, que será realizado como teste e servirá de modelo para todo o país.
Aproveitamento de 80% dos resíduos 5a173y
De acordo com a Ceasa, antes da implantação da iniciativa, dez toneladas de resíduos de hortifruti seriam descartados no lixo, que vai para o aterro sanitário, todos os dias. Os primeiros resultados da iniciativa implantada no local apontam que, em um período de 18 horas, foi possível reaproveitar 80% desse volume.
Chamada de Living Lab, a proposta prevê que 100% dos resíduos orgânicos gerados no local sejam agora devidamente destinados.

O grupo Veolia participa deste projeto e, por meio de uma de suas soluções, esse material orgânico produzido no local é transformado em compostagem e retorna para a cadeia produtiva como biofertilizante.
Para isso, foram disponibilizadas caixas estacionárias de 5m3 para que os permissionários possam destinar os resíduos orgânicos gerados. O material é recolhido e enviado para o Centro de Gerenciamento de Resíduos de Biguaçu, para compostagem. O produto final é disponibilizado para a Ceasa/SC.
A intenção é ampliar o índice de valorização dos resíduos por meio da compostagem, promovendo a economia circular e o desenvolvimento de cadeias de valor a partir dos resíduos existentes na Ceasa/SC. O composto pode ser utilizado junto à comunidade, desde que atenda às condições ambientais legais.
O Brasil produz quase 37 milhões de toneladas de lixo orgânico. Esse resíduo tem potencial para virar adubo, gás combustível e até mesmo energia elétrica, favorecendo a rentabilidade econômica e sustentável. No entanto, apenas 1% do que é descartado é reaproveitado, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Não tratado, o lixo orgânico vai para os aterros sanitários, e com o período de decomposição, esse material gera gás metano, substância nociva à atmosfera.
Soluções da Veolia para os recursos naturais 5v5x58
O grupo Veolia atua e se consolida hoje como referência na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes, em mais de 80 países, com mais de 179 mil colaboradores, a empresa é líder em soluções para a gestão integrada de água, resíduos e energia para cidades e indústrias.
Para a água, o grupo realiza a gestão completa do ciclo com tratamento da água de produção e de efluentes, entregando resultados em parâmetros como qualidade, redução do consumo, maximização do reuso e aumento de eficiência.
Em energia, a Veolia desenvolve soluções de diversificação da matriz energética, eficiência, geração e cogeração de energia verde e operação de utilidades (eletricidade, vapor, ar comprimido, água gelada/quente, CO2, dentre outros), com garantia de desempenho para as indústrias. A empresa oferece ainda uma série de soluções para que os clientes atinjam as metas ESG em seus negócios.
Dentro do seu processo de transformação ecológica, a Veolia tem um foco muito forte na recuperação e na valorização energética. O grupo opera mais de 90 plantas de recuperação energética (Waste-to-Energy) no mundo para tratar resíduos sólidos (perigosos e não perigosos) enquanto gera energia renovável.
Em 2020, o Grupo Veolia levou água potável para 95 milhões de pessoas e ofereceu serviço de saneamento para 62 milhões, produziu cerca de 43 milhões de megawatt/hora e valorizou 47 milhões de toneladas de resíduos.
Saiba mais sobre a Veolia e184v
- Site Veolia: https://www.veolia.com/latamib/pt/transformacao-ecologica
- Linkedin: linkedin.com/company/veolia-brasil