Nova ilha surge no mar após erupção vulcânica; veja flagrante 5e3e6s

A erupção do vulcão submerso na região de Iwo To, em Ogasawara, foi registrada no início desta semana pela agência de notícias NHK. A nova ilha foi filmada de um helicóptero 3055z

Um fenômeno raro e impressionante aconteceu no arquipélago de Ogasawara, no Japão: um vulcão submerso entrou em erupção e criou uma nova ilha através das emissões de gases vulcânicos.

A nova ilha se formando com explosões no mar Imagem aérea mostra a nova ilha formada pela erupção do vulcão submerso na região de Iwo To, em Ogasawara, no Japão – Foto: NHK/ND

A erupção do vulcão submerso na região de Iwo To, em Ogasawara, foi registrada no início desta semana pela agência de notícias NHK. Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), a nova ilha está localizada a cerca de 1000 km ao Sul de Tóquio. Ali já havia sido detectada uma atividade sísmica desde outubro.

“É possível que uma grande quantidade de rochas e pedras ejetadas da cratera no fundo do mar tenham se acumulado e criado a ilhota”, disse um funcionário da JMA. A agência alertou para o risco de explosões mais fortes e pediu cautela aos navegantes que am pela área da nova ilha.

Não é a primeira vez que uma ilha surge na região por causa de uma erupção vulcânica. Em 2013, outra ilha foi formada com cerca de 200 metros de diâmetro.

Como se formou a nova ilha? 103513

As ilhas vulcânicas são o resultado da atividade de vulcões que entram em erupção na superfície ou no fundo do oceano. Quando muitos gases vulcânicos são expulsos durante uma erupção, é formado um pó fino chamado púmice, ou pedra-pomes, que se torna um tipo de vidro vulcânico poroso.

Pouco densa, a pedra-pomes flutua, e mesmo as erupções submarinas podem criar grandes quantidades do mineral, se tornando ilhas à deriva. Foi o que aconteceu em 2006, quando a ilha formada até mesmo ameaçou a navegação no Pacífico.

As ilhas vulcânicas podem ter diferentes formas e tamanhos, dependendo da intensidade e da duração das erupções. Algumas podem desaparecer rapidamente devido à erosão do mar ou da gravidade, enquanto outras podem se tornar permanentes e até abrigar vida selvagem.

As ilhas vulcânicas também podem ter impactos ambientais, como alterar o clima local, modificar as correntes marítimas e afetar a biodiversidade. Por isso, elas são objetos de estudo e monitoramento de cientistas e autoridades.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Meio Ambiente 1k6334

Prefeitura de Florianópolis

Quer aprender a fazer compostagem? Prefeitura de Florianópolis oferece curso e kit gratuitos 4h7067

Programa Minhoca na Cabeça abre 500 vagas para moradores da Capital com oficinas virtuais e distrib ...

Meio Ambiente

Cobertura de esgoto em São José alcança menos da metade do município 1c2q2h

Contrato de concessão da Casan termina em 2027, e a cidade vai buscar soluções no mercado para alcan ...

Diogo de Souza

Ibama reafirma pela 3ª vez a capacidade do IMA para licenciar a Marina da Beira-Mar Norte 6e1g5w

Ibama reafirmou, em parecer enviado à 6ª Vara Federal, a capacidade do IMA (Instituto do Meio Ambien ...

Meio Ambiente

Multinacional de SC se une à gigante do cosmético para projeto inovador na Amazônia 6m592m

Iniciativa leva energia solar à comunidade ribeirinha no Pará e amplia renda de famílias agroextrati ...

Meio Ambiente

VÍDEO: Vulcão Kilauea entra em erupção no Havaí e forma ‘muralha de lava’ 65181i

O vulcão Kilauea, um dos mais ativos do mundo, arremessou lava fluida a 300 metros de altura no Hava ...