Um fenômeno raro e impressionante aconteceu no arquipélago de Ogasawara, no Japão: um vulcão submerso entrou em erupção e criou uma nova ilha através das emissões de gases vulcânicos.

A erupção do vulcão submerso na região de Iwo To, em Ogasawara, foi registrada no início desta semana pela agência de notícias NHK. Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), a nova ilha está localizada a cerca de 1000 km ao Sul de Tóquio. Ali já havia sido detectada uma atividade sísmica desde outubro.
“É possível que uma grande quantidade de rochas e pedras ejetadas da cratera no fundo do mar tenham se acumulado e criado a ilhota”, disse um funcionário da JMA. A agência alertou para o risco de explosões mais fortes e pediu cautela aos navegantes que am pela área da nova ilha.
Não é a primeira vez que uma ilha surge na região por causa de uma erupção vulcânica. Em 2013, outra ilha foi formada com cerca de 200 metros de diâmetro.
Mais um vídeo espetacular mostra a formação da nova ilha no Oceano Pacífico, essa ilha está se formando devido às erupções do vulcão submerso de IwoJima que fica na ilha de Iwoto, a nova ilha está localizada a 1000 km ao sul de Tóquio!!! Essa é a dinâmica da Terra um planeta… pic.twitter.com/wDQLhJug3L
— Sacani (Space Today) – AKA Gordão Foguetes (@SpaceToday1) November 7, 2023
Como se formou a nova ilha? 103513
As ilhas vulcânicas são o resultado da atividade de vulcões que entram em erupção na superfície ou no fundo do oceano. Quando muitos gases vulcânicos são expulsos durante uma erupção, é formado um pó fino chamado púmice, ou pedra-pomes, que se torna um tipo de vidro vulcânico poroso.
Pouco densa, a pedra-pomes flutua, e mesmo as erupções submarinas podem criar grandes quantidades do mineral, se tornando ilhas à deriva. Foi o que aconteceu em 2006, quando a ilha formada até mesmo ameaçou a navegação no Pacífico.
As ilhas vulcânicas podem ter diferentes formas e tamanhos, dependendo da intensidade e da duração das erupções. Algumas podem desaparecer rapidamente devido à erosão do mar ou da gravidade, enquanto outras podem se tornar permanentes e até abrigar vida selvagem.
As ilhas vulcânicas também podem ter impactos ambientais, como alterar o clima local, modificar as correntes marítimas e afetar a biodiversidade. Por isso, elas são objetos de estudo e monitoramento de cientistas e autoridades.