Uma espécie raríssima de peixes, intitulada de ‘peixes-mão-vermelhos’ e que contém apenas 100 animais restantes, teve 25 dos seus exemplares salvos na costa da Austrália. A decisão foi tomada por biólogos da região que optaram por resgatar os animais para evitar a extinção por efeitos da crise climática.
Peixes de espécie rara, conhecida por ‘andar’ no fundo do mar são resgatados na costa da Austrália – Foto: Reprodução/CSIRO/ Wikimedia Commons/ND
Peixes de espécie rara io69
A espécie, intitulada de “peixe-mão-vermelho” e que é conhecida por conta dos animais andarem no fundo do mar é criticamente ameaçada de extinção.
Os animais foram resgatados de um recife de corais na Austrália após um alerta climático de calor extremo que poderia dizimar a espécie. Uma análise feita por especialistas de diversos órgãos ambientais fez os peixes serem levados temporariamente para o Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos (IMAS) da Universidade da Tasmânia.
“O peixe-mão-vermelho enfrenta uma grave perda e degradação de habitat, impulsionada principalmente por um aumento na abundância de ouriços-do-mar nativos que pastam demais ali”, diz Jemina Stuart-Smith, pesquisadora do IMAS.
“A área já enfrenta múltiplas ameaças – está perto de áreas urbanas e é afetada por escoamentos, perturbações diretas através de navegação e ancoragem e, claro, impactos das alterações climáticas” completou Jemina.
A ideia dos biólogos é de manter os peixes em locais adequados durante o verão que tende a ser rigoroso e retornar os animais ao seu habitat natural no inverno.
Peixes sendo resgatados na Austrália – Foto: Reprodução/Tyson Bessell/ND