‘Trajetória de desmatamento’: 43% das cidades de SC perdem Mata Atlântica nativa em 3 décadas 6e4d2t

Na contramão, Estado é o que mais preserva a Mata Atlântica, considerado o bioma mais degradado do Brasil 51264c

Cerca de 43% dos municípios catarinenses perderam mata nativa em 29 anos, apontou uma pesquisa do MapBiomas. Especialista em Mata Atlântica, Luis Fernando Guedes afirma que Santa Catarina está em uma “trajetória do desmatamento”, mesmo que seja o estado que mais preserva o bioma.

cidades de SC perdem Mata Atlântica nativa em 3 décadasMata Atlântica é o único bioma existente em Santa Catarina – Foto: Adrio Centeno/IMA/Reprodução/ND

A Mata Atlântica é o único bioma existente em Santa Catarina. Segundo o MapBiomas, cerca de 45% do território catarinense está coberto por mata nativa, acima da média nacional, que é de 30%.

Diretor executivo da Fundação SOS Mata Atlântica e coordenador da Equipe Mata Atlântica do MapBiomas, Luis Fernando Guedes desenhou o panorama catarinense.

“A coleção do MapBiomas mostra que de 1985 até 2023 o Estado esteve em uma trajetória de desmatamento. Então em 1985 a área de vegetação nativa no estado era de 53%, já em 2023 era de 45%. Então a Mata Atlântica perdeu 8% da sua área de vegetação nativa, o que é bastante”, explicou.

Reposição de Mata Atlântica ameniza, mas não resolve o problema 1r4w66

O diretor de Controle e ivos Ambientais do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), Diego Hemkemeier Silva, explica que a perda de mata nativa não significa, necessariamente, crime ambiental.

“Muitas vezes são empreendimentos licenciados que, por lei, podem ter essa autorização para a supressão de vegetação de forma legal”, exemplifica.

“Nos últimos anos, a gente teve uma uma redução até pela pelo aumento dos controles ambientais, pela questão do avanço das tecnologias e pela legislação ambiental que evoluiu”, complementa.

Por outro lado, Eduardo Velez, que faz parte da equipe Pampa, Fogo, Água e Degradação, do MapBiomas, ressalta que a perda da mata nativa significa desmatamento.

“O ideal é não perder a mata nativa porque é um sistema complexo que demora centenas de anos para ter um estado avançado da associação vegetal que corresponda a um ecossistema com grau de complexidade que ele confere uma saúde ecológica”, reforça.

Segundo ele, as interações biológicas que acontecem conforme a maturidade da floresta determinam como será a infiltração na água do solo, a presença de espécies polinizadoras e a regulação do clima.

“Nos casos em que existe uma conversão excessiva a reposição florestal é uma forma de amenizar esse problema. Claro que a restauração é um processo de início de reestruturação desse ambiente natural e que demora muitos anos para atingir a maturidade de uma área que ainda não foi desmatada”, fala Eduardo.

Lei de preservação catarinense é mais rígida que em outros estados 6g5r2x

Além dos meios legais de suprimir a mata nativa, Diego Hemkemeier explica os crimes ambientais que Santa Catarina sofre são associados possivelmente à expansão da agricultura de maneira irregular e a expansão habitacional irregular.

Hemkemeier reforça que além das leis ambientais existentes, o Estado possui leis adicionais de regulação e preservação da Mata Atlântica, o que garante um controle mais rígido e um maior nível de preservação.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Meio Ambiente 1k6334

Meio Ambiente

Cobertura de esgoto em São José alcança menos da metade do município 1c2q2h

Contrato de concessão da Casan termina em 2027, e a cidade vai buscar soluções no mercado para alcan ...

Diogo de Souza

Ibama reafirma pela 3ª vez a capacidade do IMA para licenciar a Marina da Beira-Mar Norte 6e1g5w

Ibama reafirmou, em parecer enviado à 6ª Vara Federal, a capacidade do IMA (Instituto do Meio Ambien ...

Meio Ambiente

Multinacional de SC se une à gigante do cosmético para projeto inovador na Amazônia 6m592m

Iniciativa leva energia solar à comunidade ribeirinha no Pará e amplia renda de famílias agroextrati ...

Meio Ambiente

VÍDEO: Vulcão Kilauea entra em erupção no Havaí e forma ‘muralha de lava’ 65181i

O vulcão Kilauea, um dos mais ativos do mundo, arremessou lava fluida a 300 metros de altura no Hava ...

Paulo Rolemberg

Limite da APA da Baleia Franca no Sul de SC entra em discussão na Câmara dos Deputados 6i2s54

Uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 849/2025, que propõe a revisão dos limites da A ...