
A Veolia, multinacional sa líder em gestão integrada de água, energia e resíduos, foi reconhecida como umas das 100+ Inovadoras no Uso de TI, premiação realizada pelo IT Forum, plataforma de conteúdo, relacionamento e negócios na área de tecnologia da informação.
Dentre as empresas de soluções ambientais integradas, a Veolia ocupa a primeira posição no ranking, e está em 31º lugar entre as 100 empresas de todos os segmentos. O prêmio é um resultado do trabalho com o propósito de transformação ecológica da empresa com um amplo esforço pela agilidade dos processos por meio da tecnologia.
A companhia foi reconhecida pelo projeto Sansys Waste, um software que digitaliza e fornece em tempo real todas as informações sobre o tratamento de resíduos. O sistema é o primeiro com todas essas funcionalidades a ser implantado no mercado brasileiro, e permite agilidade dos processos, digitalização e controle de dados.
“Descomplicamos o processo com transparência, segurança e precisão em todo o ciclo de operação e faturamento. Com a implementação do sistema, houve uma redução de 30% no tempo do faturamento”, explica Adriana Moreira, Gerente de TI da Veolia Brasil.
Soluções para transformar as cidades 3o4n4c
O prêmio 100+ Inovadoras no Uso de TI reconhece empresas que melhor usam a tecnologia para executar projetos inovadores, mas que possuem a melhor combinação entre processo e prática na utilização da tecnologia em benefício da inovação.

Explica a Gerente de TI da Veolia Brasil, Adriana Moreira, que a Veolia tem como missão a transformação ecológica, por isso, a empresa trabalha diariamente no desenvolvimento e implementação de soluções em seus CGRs (Centros de Gerenciamento de Resíduos), que serão convertidos em Parques Tecnológicos Ambientais e que são cada vez mais importantes para a transformação das cidades.
O sistema Sansys Waste está sendo implantado nos seis CGRs, e é totalmente digitalizado e fornece todas as informações referentes ao tratamento de resíduos em tempo real, além de enviar automaticamente as documentações legais aos órgãos competentes.
Dessa forma, ao entrar no CGR para descarregar o resíduo gerado, a empresa tem o digital e em tempo real da quantidade de resíduos descarregados, dia, horário e local. O sistema também está conectado aos órgão legais do governo brasileiro, que recebem as documentações necessárias após o descarregamento dos resíduos.
Antes, todo esse processo era feito de forma manual, através de papel. Atualmente, o sistema está implantado em dois CGRs, mas a gerente Adriana Moreira anunciou que até o final deste ano, todos os CGRs estarão funcionando com o Sansys Waste.
Gerando informações de valor 6x1c4u
O Sansys Waste é inovador porque é o primeiro sistema com todas essas funcionalidades a ser implantado no mercado no Brasil.
“Por meio dessa digitalização, amos a disponibilizar online todas as informações do tratamento de resíduos e as documentações que precisamos na hora. Dessa forma, descomplicamos o processo com transparência, segurança e precisão em todo o ciclo de operação e faturamento. Para se ter ideia, houve uma redução de 30% no tempo de faturamento”, conta Adriana.
“O projeto garante que os resíduos sejam pesados e carregados adequadamente, a salvo de erros humanos, pois o sistema utiliza hardwares de IoT para automatizar o processo de recebimento de resíduos, além de gerar informações de valor para nossas equipes e clientes”, disse a gerente.
Além disso, no Brasil existe um sistema governamental que exige um relatório sobre o descarregamento dos resíduos enviados para tratamento. E até então não existia uma conexão automática entre o sistema do CGR e do governo, o que impactava muito a eficiência da operação.
Sobre a Veolia 4x6i4
O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 218 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia.
Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia contribui para o desenvolvimento do o aos recursos, preservando-os e renovando-os. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos.
A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023.